Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/819
Título: Proposta de inclusão da disciplina de defesa pessoal nos três anos do Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar
Autor(es): Silva Filho, José de Ribamar Nascimento
Moreira, Mayara Verusca do Nascimento
Data do documento: 2018
Resumo: Os cadetes da Academia de Bombeiros Militar “Josué Montello”, logo após o período básico de adaptação, de aproximadamente 6 meses, são incluídos nas escalas de serviço da sua unidade militar e dos quartéis operacionais da grande São Luís. Diante dos diversos serviços prestados pelo CBMMA, o cadete em sua atuação operacional poderá se deparar com situações que coloque em risco sua segurança e a eficiência de seu serviço, quando em contato com pessoas de comportamento agressivo, desequilibrado ou resistente. Este trabalho tem como objetivo geral propor a inclusão da disciplina de Defesa Pessoal na grade curricular dos três anos do Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar, com o intuito prioritário de dar segurança ao cadete e suporte de conhecimento em sua atividade profissional. Essa pesquisa tem natureza aplicada de caráter descritivo, explicativo e bibliográfico, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para isso, foi realizado um questionário junto aos 76 cadetes em formação da ABMJM, visando investigar a necessidade de reformulação da grade curricular do CFO/BM, no que diz respeito a disciplina de Defesa Pessoal. Foi obtido como resultado que 88,16% dos cadetes vê como necessária a disciplina nos três anos do curso para dar segurança na sua vida particular e profissional. Dessa forma se faz urgente a reformulação do projeto pedagógico do curso, com a finalidade de respaldar o serviço prestado pelo cadete proporcionando o contato desse conhecimento no período correto, impedindo que ele seja responsabilizado pela falta de preparo na sua atuação operacional, ou tenha comportamentos que ponham em risco a sua segurança.  
Palavras-chave: Defesa Pessoal
Cadete
Segurança
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONO FINAL VERUSCA.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.