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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/814
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sousa, Karlianne Pacheco de | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-22T20:57:22Z | - |
dc.date.available | 2019-11-22T20:57:22Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/814 | - |
dc.description | 83 f.Monografia (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2019.Orientador: Profa. Dra. Cynthia Carvalho Martins | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia surgiu de investimentos a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) desde 2016 até o presente com a comunidade de Bairro Novo em Penalva, em atividades em conjunto com Programa de Pós Graduação Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA). Teve por objetivo analisar a relação entre os saberes tradicionais e a educação formal considerando situações de comunidades quilombolas, discutindo a relação de saberes tradicionais e a educação quilombola e a interdisciplinaridade no Centro de Ciências e Saberes com as escolas e, em que medida contribui para o fortalecimento étnico dos conflitos vivenciados em Bairro Novo de Penalva. O referencial teórico que embasa este estudo fundamenta-se em Almeida (2016), Martins (2010), Portela (2017) com a discussão de territorialidade, a categoria quilombo e saberes tradicionais. Os autores Berreman (1975), Bourdieu (1998), Barth (2000), Foucault (1978), contribuíram com abordagem sobre educação, pesquisa, relação de pesquisa, o distanciamento de um senso comum e um senso comum douto afim, de problematizar a partir das enclaves encontradas no campo. Nesse viés, a pesquisa configurou-se em uma abordagem qualitativa, e do estudo de caso. A metodologia realizada foi através de entrevistas não estruturadas, diário de campo, gravações de áudio e fotografias. Com o intuito de aprofundar o tema a monografia, tomo como base o trabalho de campo, tendo em vista que teoria e prática, segundo Bourdieu (1998) não estão dissociadas. Os resultados apontaram diversas contribuições advindas do engajamento de professores e a comunidade de Bairro Novo com a idas ao Centro de Ciências e Saberes, a utilização das narrativas quilombolas no ambiente escolar, com um olhar diferenciado na abordagem de saberes tradicionais. Dessa forma percebeu-se que contribuição a melhoria a compreensão de mundo, do ensino e da aprendizagem dos envolvidos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Saberes Tradicionais | pt_BR |
dc.subject | Quilombo | pt_BR |
dc.subject | Education | - |
dc.subject | Narratives | - |
dc.subject | Traditional Knowledge | - |
dc.title | Lutas e narrativas sobre a educação quilombola | pt_BR |
dc.title.alternative | Struggles and narratives about quilombola education | - |
dc.type | monograph | pt_BR |
dc.identifier.cdu | M 37:94(81).027 | - |
Aparece nas coleções: | Curso de Ciências Sociais Bacharelado - CCSA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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