Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/807
Título: | Educação das relações étnico-raciais: vivência de uma escola pública estadual maranhense |
Título(s) alternativo(s): | Education of ethnic-racial relations: the experience of a state public school in Maranhão |
Autor(es): | Costa, Karine Cristine |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a implementação da Lei Federal nº 10.639/03 no Centro de Ensino Estado do Pará, localizado no Bairro da Liberdade, em São Luís/MA. No Brasil, ainda nos dias atuais, permanece no imaginário coletivo o mito da democracia racial. Embora a inclusão no currículo da Lei Federal Nº 10.639/03, alterada pela Lei Federal nº11. 645/08 que determina à inclusão no currículo oficial da rede de ensino e a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” possa ser entendida como um avanço para a problematização e o reconhecimento da questão racial no Brasil, 16 anos os resultados obtidos nesta pesquisa indicam que há uma fragilidade na implementação da Lei no currículo e nas práticas pedagógicas cotidianas. Destaca também a necessidade de comprometimento de todos da comunidade escolar, no sentido de promover práticas pedagógicas que possam romper com esteriótipos, preconceitos e contribuir para o combate do racismo no espaço escolar. |
Palavras-chave: | Relações Étnico-Raciais Racismo Escola Ethnic-Racial Relations Racism School |
Aparece nas coleções: | Curso de Ciências Sociais Bacharelado - CCSA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA_KARINE COSTA_1 PDF-A.pdf | 486.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.