Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/795
Título: Motivação no setor público: um estudo com a equipe de moto patrulhamento Esquadrão Águia do BPCHOQUE PMMA
Título(s) alternativo(s): Motivation in the public sector: a study with the Esquadrão Águia motorcycle patrol team of BPCHOQUE PMMA
Autor(es): Dias, Filipe Passos
Data do documento: 2016
Resumo: Atualmente, a motivação é um dos assuntos que mais se destaca no meio empresarial, uma vez que, manter indivíduos motivados no trabalho, não é tarefa fácil. Pois a motivação é intrínseca a cada pessoa e pode variar, conforme o ambiente no qual está inserida. Dando ênfase a este contexto esta pesquisa foi realizada, através da qual, foi verificada, a Motivação no Trabalho dos Policiais Militares do Esquadrão Águia da PMMA. A metodologia utilizada foi pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa. Quanto aos fins, esta pesquisa é exploratória e descritiva, e quanto aos meios é bibliográfica, de campo, estudo de caso, documental e de levantamento. O instrumento de coleta de dados foi adaptado do questionário proposto por Siqueira, (2008), concentrando-se em vinte e cinco questões, direcionadas aos dezoito servidores do Esquadrão Águia. Utilizou-se a escala Likert, para obter uma maior uniformidade capaz de quantificar as respostas. Os dados coletados foram analisados com base na teoria motivacional das expectativas de Vroom (1964), os quais apresentaram resultados positivos, quanto às questões relativas à responsabilidade e independência econômica. Porém resultados menos satisfatórios, quanto à motivação ligada a fatores de envolvimento e reconhecimento, auto expressão, e segurança e dignidade, necessitando de monitoramento por parte do comandante do BPCHOQUE nestas variáveis. Através deste estudo foi possível, visualizar a motivação dos servidores, bem como, as suas carências e necessidades, em relação às expectativas motivacionais elencadas, propondo-se assim, ações motivacionais, para propiciar um ambiente de trabalho mais motivador e satisfatório a estes profissionais.  
Palavras-chave: Recursos Humanos
Avaliação de desempenho
Administração pública
Human Resources
Performance evaluation
Public administration
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_FILIPE PASSOS-1 PDF-A.pdf504.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.