Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/789
Título: Efeito da perda de integridade de habitat de riachos sobre as assembleias de Odonata (Insecta) na zona ecotonal do leste do Maranhão
Autor(es): Veras, Daniel Silas
Data do documento: 2017-06-20
Resumo: A ordem Odonata é um grupo de insetos com ampla distribuição na região Neotrópical, no entanto, no Brasil esse táxon apresenta áreas com lacunas de conhecimento em termos de déficit de ocorrência e de distribuição das suas espécies. A composição de espécies deste grupo está fortemente relacionada a variáveis estruturais e ambientais dos ecossistemas, por estas razões seus representantes têm sido bastantes utilizados como indicadores ambientais. O estudo está divido em dois capítulos: O primeiro apresenta uma lista de espécies da ordem para o estado do Maranhão e o segundo trata dos efeitos de variáveis ambientais sobre a estrutura da comunidade, como da identificação dos limiares nos quais ocorrem mudanças na abundância e ocorrência da comunidade. A pesquisa foi realizada no município de Caxias, Maranhão, Brasil, em 24 riachos. Foram coletados 844 espécimes, distribuídos em sete famílias, 26 gêneros e 59 espécies. No estudo registrou-se 46 novas ocorrências para o estado do Maranhão, elevando-se o registro de 23 espécies para 69 espécies, destas, um gênero e 17 espécies podem ser novos registros para o Nordeste. Foram testadas as hipóteses: H1. A redução da integridade de habitat, da cobertura de dossel e maior largura do canal dos córregos ocasionará uma menor riqueza de Zygoptera, devido às restrições de sua termorregulação em relação à Anisoptera, uma vez que a maior entrada de luz é favorável às espécies heliotérmicas. E H2. A alteração na integridade do habitat cria limiares ecológicos e pontos de mudança na abundância e frequência das espécies de Odonata por gerar gradientes nas condições estruturais dos ambientes lóticos. As variáveis estruturais afetaram a riqueza (R2=0,355; p=0, 029) e abundância (R2=0,365; p=0,025) de Anisoptera, a análise de limiar (TITAN) indicou espécies indicadoras para a integridade de habitat, cujos pontos de mudança comunitária foram de 0,43 (Z-) e 0,79 (Z+). A pesquisa ampliou o conhecimento da ocorrência e distribuição das espécies de Odonata para o Nordeste brasileiro, bem como possibilitou identificar os efeitos das variáveis estruturais (integridade de habita e cobertura de dossel) do ambiente sobre a riqueza e abundância da subordem Anisoptera, assim como determinou espécies indicadoras para os limiares da integridade de habitat onde ocorre a mudança na ocorrência e abundancia dos táxons.
Palavras-chave: Checklist
condições ecofisiológicas
heterogeneidade ambiental
libélulas
Aparece nas coleções:Mestado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde - CAMPUS Caxias - UEMA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniel-Veras_-Final_1 - PDF-A.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.