Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/788
Título: Briófitas de uma Biocenose da Área de Proteção Ambiental Municipal do Inhamum, no Município de Caxias, Maranhão, Brasil
Autor(es): Costa, Anderson Maxswel Ribeiro
Data do documento: 2016-06-23
Editor: UEMA
Resumo: As briófitas são plantas de pequeno porte, avasculares, criptógamas, com ampla distribuição geográfica. Colonizam diversos tipos de substratos como, troncos e ramos vivos, troncos e ramos mortos, superfície de rochas, solos e barrancos e superfície de folhas. São plantas de estimável importância, ecológica, como também para o balanço hídrico, manutenção e capitação da umidade atmosférica, retenção da umidade do solo, bem como nos ciclos dos nutrientes, prevenção e perda de água, nas interações ecológicas, além de fornecerem habitats para outros organismos. Assim sendo, objetivou-se com o presente estudo contribuir para o conhecimento da Brioflora da área de Proteção Ambiental Municipal do Inhamum, coletadas e depositadas no Herbário Prof. Aluizio Bittencourt/HABIT. A área de Proteção Ambiental Municipal do Inhamum, situa-se no município de Caxias/MA, sob as coordenadas geográficas Latitude 04º 53’ 30” Sul e Longitude 43º 24’ 53” a Oeste, com altitude aproximada de 66 metros, localizando-se à margem esquerda da BR 316, distanciando-se a aproximadamente 2 km do perímetro urbano do município de Caxias/MA. Para o conhecimento das briófitas na coleção, efetuou-se análise das exsicatas (envelopes), que foram separadas no nível de divisão, famílias, gênero e espécies, com dados anotados em planilha do Excel. Até o momento a coleção briológica do CESC/UEMA da APA do Inhamum, está constituída de 435 espécimes, distribuídos em 36 espécies, 23 gêneros e 16 famílias, dentre estas espécies, 24 são musgos e 12 hepáticas. As famílias mais representativas foram Lejeuneaceae (oito spp) e Frullaniaceae (duas spp), entre as hepáticas. Quanto aos musgos, as famílias Sematophyllaceae (seis spp) e Calymperaceae (cinco spp) apresentaram-se como as mais representativas. As espécies aqui representadas colonizaram seis tipos de substratos, a saber: Terrícola, Corticícola, Epixílica, Casmófita, Rupícola e Termiteiro. Tendo como predominante o Corticícola e o Terrícola, e com menor representatividade o substrato do tipo Casmófita e Termiteiro. Foram registradas quatro novas ocorrências de briófitas para o Maranhão a saber: Brachymenium exile, Fissidens perfalcatus, Lejeunea caulicalyx e Trichosteleum papilosum). No entanto novos estudos e inventários deverão ser realizados na área de estudos, assim como estudos de cunho taxonômicos para complementação dos dados apresentados neste trabalho e para o aumento do nível do conhecimento da brioflora local e do Maranhão.
Palavras-chave: Musgos
Hepáticas
Coleção Briológica
Herbarium
Aparece nas coleções:Mestado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde - CAMPUS Caxias - UEMA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-Anderson-Assinada_1 - PDF-A.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.