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dc.contributor.authorLago, Willanickson Jacksemuller Santos-
dc.date.accessioned2019-11-13T21:56:57Z-
dc.date.available2019-11-13T21:56:57Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/780-
dc.description83 f.Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2018.Orientador: Prof. Dr. Raimundo José Barbosa Brandão.pt_BR
dc.description.abstractEsta investigação teve como objetivo avaliar as contribuições dos registros de representação semiótica no processo de ensino e aprendizagem da função afim aos alunos do 1ª ano do Ensino Médio da Instituto Federal do Maranhão no Campus Avançado da Cidade de Rosário - Ma. Utilizou-se uma abordagem qualitativa por se caracterizar pela utilização do ambiente natural como fonte direta de coleta de dados e ter o pesquisador como instrumento fundamental para esta coleta, além de utilizar a indução como na análise dos dados. A metodologia de pesquisa e de ensino na experimentação foi a engenharia didática. Para realização dos estudos utilizou-se Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. O problema que norteou o estudo foi se os registros de representação semiótica contribuiriam no ensino e aprendizagem da função afim para alunos do primeiro ano do Ensino Médio do IFMA Campus Avançado Rosário. Justifica-se a escolha do tema “função afim”, dentre outros tipos de função matemática estudados no 1º ano do Ensino Médio, por ser esta a primeira a ser trabalhada com os alunos, possibilitando-se observar mais claramente as dificuldades de ensino e aprendizagem deste assunto. Verificou-se na realização deste trabalho que, inicialmente, um número expressivo dos pesquisados não tinha domínio sobre os tratamentos e representações semióticas do objeto matemático estudado, não conseguindo transitar entre as várias formas de representação da função afim, o que levou a intervenções a-didáticas na pesquisa para se alcançar os resultados esperados. Na pesquisa foram aplicadas atividades de ensino junto aos alunos de três turmas de ensino técnico integrado. O estudo teve a participação de vinte alunos que corresponde a 20% do total de alunos do primeiro ano. Na execução foram realizadas avaliações diagnósticas e uma consequente intervenção para a partir da análise destas estabelecer uma sequência didática. Nas atividades do experimento que envolvia a necessidade de mobilização de conhecimentos para forma e resolver sistema de duas equações, apenas 20% dos alunos conseguiram resolver. As maiores dificuldades encontradas pelos alunos foram em mobilizar conhecimentos para irem do registro gráfico para os demais. Registros. Conclui-se serem importantes as contribuições dos Registros de Representações Semióticas no ensino e compreensão da função Afim. Palavra-chave: Semiótica. Representações. Educação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectRepresentaçõespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSemiotics-
dc.subjectRepresentations-
dc.subjectEducation-
dc.titleAs contribuições dos registros de representação semiótica no processo de ensino aprendizagem da função afim: um experimento com alunos do 1º ano do ensino médio do Instituto Federal Do Maranhão/IFMA campus avançado Rosáriopt_BR
dc.title.alternativeThe contributions of semiotic representation records in the teaching-learning process of the affine function: an experiment with 1st year high school students at the Federal Institute of Maranhão/IFMA Rosário advanced campus-
dc.typedissertationpt_BR
dc.identifier.cduD 519.76:373.5(812.1)-
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