Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/765
Título: Das estrategias aos danos : estudos de efeitos socioambientais da instalação de gasoduto Gavião Branco na comunidade Bom Jesus dos Pretos.
Autor(es): Silva, Jessica Maria Barros da
Data do documento: 2016-10-15
Editor: UEMA
Resumo: Este estudo apresenta a descrição de uma situação social vivenciada pela comunidade Bom Jesus dos Pretos, sede do território quilombola de mesmo nome, situada na área de afetação do gasoduto Gavião Branco. Em uma visão geral, esboço a passagem entre a chegada da empresa e suas estratégias e o discurso de Estado de maneira a promover uma abordagem que contextualize os ―lexos‖ empresariais que reforçaram a imagem de desenvolvimento a partir das explorações de gás no território. Demonstro por meio das narrativas e de documentações, as mudanças dessa instalação sobre a realidade comunitária dos quilombolas diante do aparecimento de efeitos sociais e ambientais desencadeados pelo inicio das atividades da empresa Parnaíba Gás natural. Dialogando a isto, as mobilizações dos quilombolas junto à realização dos procedimentos de Avaliação de impacto Ambiental, (do qual são integrantes, os licenciamentos, as audiências Públicas, a elaboração de relatórios), às ações executadas pela empresa como forma de mitigar as consequências da passagem das tubulações em meio a área antropizada de Bom Jesus dos Pretos, o que inclui nesta perspectiva a elaboração de materiais como o Plano Básico Ambiental e a construção de uma ―cartografia social‖.
Palavras-chave: Gasoduto
Comunidade
Estado
Efeitos
Aparece nas coleções:Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia - CCSA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÉSSICA MARIA BARROS DA SILVA_1 -PDF-A.pdf6.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.