Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/763
Título: Allpamanda, Kawsaymanda, Jatarishun allampamanda muskuykuna tuparishka. Por la tierra, por la vida, despertemos confrontación entre visiones sobre el território.
Autor(es): Santi, Enoc Moisés Merino
Palavras-chave: Nacionalidade Kichwa
Estado
Território
Identidade
Data do documento: 3-Set-2016
Editor: UEMA
Resumo: Com o objetivo de entender por que o Estado nega o direito à autonomia e gestão dos territórios de acordo com a cosmovisao do mundo de cada nacionalidade indígena, o que tem sido e continua a ser uma fonte de conflito social, eu mergulhei no mundo mágico e diversificado de pensamentos, representação e símbolos que dão sentido ao território na nacionalidade indígena Kichwa do Equador, os que em busca de uma visibilidade territorial e cultural reconceitualizaram suas formas de relações sociais e organização política. Meu campo de pesquisa, estudo e análise foi a nacionalidade Kichwa, então eu fui da cidade para a mata. Quito, Puyo e a Comunidade de Pakayaku, da nacionalidade “Kichwa Canelos“ ou “Kichwa Curaray“, onde eu fiz o meu trabalho de campo, foram essas minhas paradas. Este estudo foi realizado entre o 2015 e 2016. As leituras e discussões que tive com lideranças indígenas da amazonia e serra, estudantes da Universidade Estadual da Amazônia e da coexistência realizada na comunidade Pakayaku, a fim de comparar os seus relacionamentos sociais e territoriais na contemporâneidade me ajudaram para culminar esse trabalho. Pretendo trazer para tal discussão, não um estudo científico canônico com o esquema tradicional de pesquisa; eu trago para o palco um trabalho descritivo do processo histórico, construção da identidade, visões do território, situação organizacional e posicionamento político da nacionalidade objeto de estudo frente ao seu antagonista o “Estado nacional“.
Descrição: 287 f.Dissertação (Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2016.Orientador: Profª. Drª Rosa Elizabeth Acevedo Marin
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/763
Aparece nas coleções:MESTRADO EM CARTOGRAFIA SOCIAL E POLÍTICA DA AMAZÔNIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENOC MOISÉS MERINO SANTI.pdf3.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.