Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/746
Título: Uso de imagem orbital de alta resolução espacial para monitoramento de níveis de degradação florestal no baixo curso do Rio Mearim no Maranhão
Autor(es): Nunes, Zélia Maria
Data do documento: 2017-09-09
Editor: UEMA
Resumo: A degradação das florestas em todo mundo constitui-se um dos mais graves problemas ambientais à ser enfrentado pelas sociedades, a saúde dos ecossistemas e o bem-estar social, proporcionados pelos bens e serviços ecossistêmicos, estão a cada dia mais ameaçados. Pensar em preservação, conservação e restauração perpassa por entender os processos inerentes à estes e à própria degradação. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi analisar as implicações ambientais causadas pelo desmatamento ciliar no baixo curso do rio Mearim, no Maranhão. Para isso, um primeiro capítulo trouxe uma revisão de literatura focada nos principais conceitos e nas pesquisas atuais com fim de apresentar um panorama da temática. Um segundo capítulo aborda as possibilidades de utilizar as informações de bandas espectrais (Green, Red, Red Edge e NIR) e índices de vegetação (NDVI, NDVIre, VIgreen) baseados em Sensoriamento Remoto para definir gradientes de degradação florestal, testar a sensibilidade desses em vegetação em zonas hidrográficas (Aquática, Semi Aquática e Terra Firme) e ainda quanto à composição da biomassa florestal. Analises estatísticas (ANOVA e regressão linear) foram realizadas e constatou-se a sensibilidade de NDVI, NDVIre e VIgreen para definir dois dos quatro níveis de degradação propostos e para diferenciar vegetação em uma das três zonas hidrográficas apresentadas. A reflectância na banda Red Edge apresenta sensibilidade às zonas hidrográficas. índices e bandas são sensíveis à composição da biomassa florestal.
Palavras-chave: Degradação florestal
Biomassa
Sensoriamento Remoto.
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZÉLIA MARIA NUNES.pdf811.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.