Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/743
Título: Diversidade e composição da macrofauna do solo no sistema agroflorestal Quesungual, na agricultura de corte queima e em sucessões florestais na Amazônia Oriental.
Autor(es): Guerrero, Jesús Enrique Burgos.
Data do documento: 2017
Editor: UEMA
Resumo: O Sistema Agroflorestal Quesungual (QAS) originário da América Central, pode ser uma alternativa sustentável para os produtores familiares de pequena escala na Amazônia Oriental, onde a intensificação da agricultura com corte e queima ameaça o meio ambiente e sua subsistência. Este é o primeiro experimento para testar esse sistema na região amazônica. Para a avaliação do seu impacto na qualidade do solo nos determinamos a abundância e riqueza da macrofauna do solo e os atributos físicos e químicos do solo no QAS, agricultura de corte e queima (SB) e capoeiras (SF) de diferentes idades de pousio em comparação com florestas maduras (MF) no município de Alcântara, estado do Maranhão. Em total 32 áreas (40 X 50 m) foram avaliadas; as análises de dados incluíram modelos mistos, cluster e RDA. As comunidades da macrofauna foram sensíveis indicadores do sistema do uso do solo, especialmente predadores, organismos saprófagos e transformadores da serapilheira. Os resultados indicam que QAS e MF conservam similar densidade e riqueza da macrofauna, enquanto SB tem um forte impacto negativo sobre ela. O Sistema Agroflorestal Quesungual maximiza a acumulação de carbono orgânico no solo e representa uma alternativa viável para a promoção da conservação da biodiversidade e da seguridade alimentar na Amazônia Oriental.
Palavras-chave: Macrofauna
Floresta secundária.
Riqueza
Densidade
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESÚS ENRIQUE BURGOS GUERRERO.pdf1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.