Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/740
Título: Variabilidade genética da pescada amarela (Cynoscion acoupa - Sciaenidae, Lacepède, 1801) e percepção ambiental dos pescadores para sua conservação no litoral maranhense, Brasil
Autor(es): Guimarães, Ricardo Fonseca.
Data do documento: 2018
Editor: UEMA
Resumo: Cynoscion acoupa conhecida popularmente como pescada amarela é uma espécie marinha, de hábito nectônico, demersal e costeiro com ampla distribuição geográfica na América do sul. é um recurso pesqueiro de grande importância econômica nas regiões norte e nordeste do Brasil, sendo fonte de renda e subsistência das comunidades de pescadores, o que pode comprometer sua conservação e diversidade genética. O presente estudo visou avaliar a variabilidade genética de C. acoupa, bem como a percepção ambiental dos pescadores como fonte de informações para fins de manejo e conservação da espécie no litoral maranhense. As amostras foram obtidas na Resex (REMC) de Cururupu, nos portos e mercados da Raposa e São José de Ribamar. O isolamento e amplificação da região controle do DNA mitocondrial foram realizados por Reação em Cadeia de Polimerase (PCR). Os produtos das PCRs foram sequenciados e a análise dos dados foi realizada em softwares específicos. Foram obtidas 48 sequências da região controle com 765 pares de base, 17 sítios variáveis e 16 haplótipos, dos quais H1 foi o mais frequente e observado nas três localidades. Não houve significância no teste de neutralidade e a AMOVA revelou diferenciação genética, mostrando que a maior variação ocorre dentro das localidades (63,83%) e a menor ficou entre as populações (36,17%). As entrevistas da percepção ambiental dos pescadores da Reserva Extrativista de Cururupu-MA foram realizadas no período de agosto de 2016 a julho de 2017 por meio de questionários, os quais continham perguntas referentes ao perfil socioeconômico, desembarque pesqueiro, a atividade pesqueira, os meses favoráveis à reprodução e desova, além do estado de conservação deste recurso. Concomitantemente, foram analisados os dados de desembarque da frota pesqueira da Ilha de Guajerutiua, na REMC, coletados mensalmente pelos próprios pescadores, onde identificamos os principais locais de pesca, a produção anual e as principais espécies comerciais capturadas. Foi observado que C. acoupa vem sofrendo a ação de impactos antrópicos que somados a condição genética atual, em um futuro próximo pode vir a comprometer sua sobrevivência. A análise da variabilidade genética demonstrou que há uma única população panmítica. Quanto à percepção ambiental existem condições de cunho social, econômico e ambiental que podem vir a contribuir com o declínio deste recurso pesqueiro.
Palavras-chave: DNA mitocondrial
D-loop.
Reserva extrativista.
Impactos ambientais
Recursos pesqueiros.
Aparece nas coleções:Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RICARDO FONSECA GUIMARÃES.pdf1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.