Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/730
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Idovaldo Cunha da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-07T20:33:07Z | - |
dc.date.available | 2019-08-07T20:33:07Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/730 | - |
dc.description | 110 f.Dissertação ( Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas) - Universidade estadual do Maranhão, São luís, 2016.Orientador: Prof. Dr. Luís Carlos Costa Fonseca | pt_BR |
dc.description.abstract | Ensinar programação introdutória é um desafio à educadores por décadas. Dos métodos sugeridos para melhorar o processo de ensino, a tutoria indivíduo tem demonstrado mais eficácia, mesmo diante de uma grande quantidade de recursos que requisita, sua amplitude, com um grande número de estudantes que querem aprender programação. Uma alternativa viável é a utilização de Sistemas Tutores Inteligentes (STI) para esta finalidade. Embora alguns STI’s tenham sidos construídos para ensinar programação, nenhum foi desenvolvido para abordar o tema de lógica de programação fazendo uso de uma linguagem visual, que está se tornando cada vez mais popular para ensino iniciantes os primeiros passos na área de domínio de programação. Esta dissertação trata-se da construção de Um Modelo Sistema Tutor Inteligente através da concepção e construção de um protótipo de um Sistema Tutor Inteligente para preencher essa lacuna no ensinar Lógica de programação. Tem como objetivo apresentar um modelo computacional de Um Sistema Tutor Inteligente (STI), para dar suporte ao processo de ensino e aprendizagem no domínio de lógica de programação utilizando como técnica de Inteligência Artificial - IA, o Raciocínio Baseado em Casos (Case-based Reasoning - CBR), bem como fazendo uso de uma base de conhecimento do modelo do domínio. Abordando a concepção, modelagem e prototipação de um Sistema Tutor Inteligente para ensinar lógica de programação a partir do uso de uma linguagem visual. A investigação parte da hipótese de que o protótipo concluído poderá provar que o conceito de STI BLOP (BLOP - Bloco de Lógica de Programação), uma vez desenvolvido, fornecerá um ambiente de aprendizagem interativo e rico para os alunos em seu processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Lógica de programação | pt_BR |
dc.subject | Algoritmos | pt_BR |
dc.subject | Sistema Tutores Inteligentes | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio Baseado em Casos | pt_BR |
dc.title | Um modelo de sistema tutor inteligente para o ensino no domínio de lógica de programação | pt_BR |
dc.type | dissertation | pt_BR |
dc.identifier.cdu | D 004.421 | - |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Idovaldo Cunha da Silva.pdf | 2.81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.