Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/716
Título: Clima urbano da cidade de São Luís do Maranhão
Autor(es): Pinheiro, Juarez Mota
Palavras-chave: São Luís
Clima Urbano
SCU
Vento
Data do documento: 14-Set-2018
Editor: USP
Resumo: A cidade de São Luís é a capital do Estado do Maranhão e encontra-se na Região Nordeste do Brasil, seu crescimento urbano tem se mostrado exponencial e isto está afetando diariamente as trocas de energia que determinam o seu clima. Com objetivo de compreender a dinâmica do seu clima urbano e, apoiado nas concepções da interação existente entre a atmosfera e a superfície de morfologia urbanizada, utilizou-se da proposta metodológica Sistema Clima Urbano (SCU), de Monteiro (1975), aplicando todos os canais de percepção dos subsistemas propostos: fisíco-químico (qualidade do ar), hidrometeórico ( impacto meteórico), termodinâmico ( conforto térmico), acrescido com a incorporação do vento. Com o uso da metodologia foi possível confirmar os níveis de influência que o vento. Com o uso da metodologia foi possível confiirmar os níveis de inflência que o vento e a aurbanização têm exercido na configuração da dinâmica climática da cidade. A pesquisa chegou a resultados que, além de demonstrar a viabilidade da aplicação metodológica SCU, identificaram que os níveis de poluição atmosférica na cidade de São Luís estão, em grande parte, em patamares aceitáveis, isto é, dentro dos padrões estabeelecidos pela Resolução CONAMA 03/90, cuja única exceção é na zona portuária da cidade com baixo impacto de repercussão no restante da cidade. Constatou-se também que a distirbuição espaço-temporal das chuvas em São Luís  e na Ilha do Maranhão apresenta variabilidade significativa e que os ventos em associação com a urbanização estão influenciando na dinâmica hidrometereológica determinando volumes de chuvas maiores em parte de sua faixa litorânea e na distribuição espacial que acompanha a direção do vento. Também foi possível concluir de que os valore de tenperatura di ar, além dos níveis  de conforto térmico na cidade, estão sofrendo alterações negativas em função da urbanização crescente, com o surgimento de prédios cada vez mais ltos, principlamente na orla litorânea da cidade, afetando a penetração dos ventos que são predominantes de direção NE-ENE( nordeste- lés-nordeste), e que estão influenciando nas diferenças térmicas entre a parte central da cidade e sua faixa liitorânea e, por conseguinte, no seu conforto térmico humano que se apresenta muito mais negativo no centro da cidade  que na orla litorânea. O vento é o elemento atmosférico ppreponderante  na dinâmica climática da cidade de São Luís do Maranhão.
Descrição: 244 f. Tese( Doutorado em Geografia ) - Universidade de São  Paulo, São Paulo, 2018. Orientador: Prof. Dr. Luís Antônio Bittar Venturi 
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/716
Aparece nas coleções:DOUTORADO EM GEOGRAFIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juarez Mota PInheiro.pdf18.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.