Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/712
Título: Prevalência e distribuição espacial da leishmaniose visceral canina em localidades do distrito do Tirirical no município de São Luís, Maranhão
Autor(es): Vendruscolo, Nádia Selene Guimarães Costa
Data do documento: 2010-09-17
Editor: UEMA
Resumo: No final da década de 90, verificou-se um aumento do número de casos, expansão geográfica e a urbanização da leishmaniose visceral no Brasil. As alterações climáticas, desmatamentos, migração para centros urbanos, saneamento básico precário e descontinuidade das ações de controle, são incriminados como fatores responsáveis pela endemicidade desta zoonose. O cão é considerado o principal reservatório epidemiológico da LV no ambiente doméstico, sendo que os casos caninos geralmente precedem os humanos. Por ser o distrito do Tirirical o maior notificador de casos caninos e humanos da LV, nos últimos vinte anos no município de São Luís-MA, objetivou-se determinar a prevalência e distribuição espacial da LVC em localidades da zona urbana e rural do distrito, a fim de encontrar relação com as condições sócioeconômicas, ambientais e a ocorrência do fenômeno El Niño. 270 cães, de seis localidades, foram avaliados utilizando a técnica molecular PCR, com aplicação de questionário aos proprietários para identificação de possíveis fatores de risco, assim como a realização do georreferenciamento das residências no momento da colheita. Verificou-se uma prevalência canina de 37,04% (n=100) no distrito, sendo a zona rural a que obteve maior prevalência (42,22%), porém sem diferença estatística. A análise univariada não associou nenhuma variável perguntada no questionário, como fator de risco para LVC. Condições precárias de saneamento básico, a proximidade com o aterro municipal, aliadas à baixa renda dos moradores, à alta densidade populacional e à expansão urbana desordenada nas localidades estudadas, são provavelmente algumas das causas responsáveis pelas altas taxas de prevalência nesse distrito. Observou-se que o efeito indireto do El Niño também contribuiu com uma maior prevalência da leishmaniose canina, devido ao aumento da migração de pessoas com seus animais para o no município de São Luís.
Palavras-chave: Leishmaniose visceral canina
PCR
variáveis sócioeconômicas e ambientais
geoprocessamento
São Luís
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nádia Selene Guimarães Costa Vendruscolo.pdf37.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.