Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/701
Título: Influência da composição do tráfego sobre o ruído gerado por rodovias
Autor(es): Alves Filho, Joel Manoel
Palavras-chave: Tráfego
Ruído veicular
Rodovias
Data do documento: Abr-1997
Editor: UFSC
Resumo: Neste trabalho, foram analisados os efeitos da composição do tráfego, isto é, a influência do percentual de veículos pesados em relação ao volume total de veículos, sobre o ruído gerado por rodovias típicas nacionais. Este trabalho baseou-se em medições realizadas em três rodovias localizadas na região da grande Florianópolis. Os locais das medições selecionados, apresentam características muito semelhantes em relação aos demais parâmetros, tais como, mesmo gradiente da via, pistas simples nos dois sentidos, pavimentação asfáltica, trechos retilíneos, distantes de árvores e redutores de velocidade. Os locais escolhidos nestas rodovias, apresentam diferentes percentuais médios de veículos pesados em relação ao total de veículos. Os registros dos sinais de pressão sonora permitiram o cálculo dos níveis L10, L90 e Leq. Observou-se uma grande correlação entre o nível L10 e o volume de veículos pesados. A maior correlação foi obtida ao ser considerado, além do volume de veículos pesados, uma pequena percentagem dos veículos leves. São apresentadas expressões para o cálculos de previsão dos níveis L10 e Leq em função da composição, com índices de correlação de 0,61 e 0,49, respectivamente.
Descrição: 96 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1997.Orientador:Prof. Dr.PHD: Arcanjo Lenzi
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/701
Aparece nas coleções:MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
joel manoel alves filho.pdf13.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.