Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/700
Título: Modelos log-normal e markoviano para estudo da evolução de abundância em uma floresta de babaçu
Autor(es): Ferreira, Maria Emilia Martins
Palavras-chave: Log-normal
Markoviano
Floresta de babaçu
Data do documento: Mai-1999
Editor: UFSC
Resumo: Desenvolvimento tecnológico sustentável é definido como a construção de tecnologias para setores que impliquem o uso de recursos naturais, de forma a buscar uma melhor qualidade de vida para os homens, sem perder a perspectiva de proporcionar pelo menos a mesma qualidade de vida para as gerações futuras. A árvore do babaçu tem uma importância muito grande nas regiões norte e nordeste do país. As amplas possibilidades de tirar proveito do babaçu em diversas atividades econômicas, exigem que o aproveitamento desse recurso, essencialmente extrativista, seja bem planejado. A atual forma rudimentar de colheita do babaçu, em ciclos de sete anos, com queimadas ao final de cada ciclo para limpeza do terreno, desbaste da floresta para evitar competição e permitir a atividade pecuária, é prejudicial ao equilíbrio da mata. Propôs-se verificar se uma floresta real estava em equilíbrio, pela construção de uma distribuição das quantidades de árvores por idade. Adotou-se a hipótese de que se esta distribuição fosse log-normal a floresta estaria em equilíbrio. A partir do uso do modelo log-normal construiu-se uma distribuição ideal. Um modelo estocástico foi elaborado com base em quatro possíveis estados da floresta: equilíbrio, remediável, deteriorada e devastada. Através das distribuições limites verificou-se que uma floresta em equilíbrio entrará no estado de devastação com aproximadamente 15 anos, prejudicando enormemente a produção do coco e seus derivados. VII Uma proposta de política de intervenção sustentável foi realizada para a recuperação da mata, com previsão de 29 anos para sua reconstrução. Finalmente, foi feito um estudo de impacto econômico de quatro cenários propostos.
Descrição: 105 f.Dissertação ( Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópólis,1999.Orientador: Prof. Dr. Rogério Cid Barros 
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/700
Aparece nas coleções:MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA EMILIA MARTINS FERREIRA.pdf246.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.