Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/697
Título: A consciência do impacto nas obras de Cruz e Sousa e de Lima Barreto
Autor(es): Silva, Luiz
Palavras-chave: Sujeito étnico
Afro-brasileiro
Racismo
Branquitude
Realismo
Simbolismo
Pré-modernismo.
Data do documento: 9-Jun-2005
Editor: UNICAMP
Resumo: As obras de Cruz e Sousa e Lima Barreto incorporaram estratégias semelhantes para enfrentar os desafios da circunstância histórica do final do século XIX. Em face do processo de exclusão racial enraizado nos séculos precedentes, através do escravismo, os mencionados autores desenvolveram, no âmbito poético e ficcional, a consciência do trauma coletivo e de suas conseqüências na vida cotidiana. No grande empenho da intelectualidade brasileira do citado período para consolidar um projeto de nação, ambos os autores participaram, com seus textos literários, colocando em questão os propósitos racistas predominantes, e, de forma diferenciada, apresentaram um sujeito étnico do discurso baseado na experiência existencial afro-brasileira. Realizaram, assim, um enfrentamento ideológico e estético, construindo uma identidade plural capaz de assumir as vivências de diversos segmentos sociais oprimidos, por meio de projetos literários libertários que incorporavam a contradição e a ambigüidade. Seus escritos de outra natureza também reforçaram as suas concepções vinculadas aos textos poéticos e ficcionais.
Descrição: 232 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 2005.Orientador: Prof. Dr. Francisco Foot Hardmam.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/697
Aparece nas coleções:DOUTORADO EM LETRAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Silva.PDF848.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.