Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/687
Título: O campo, entre arame e o arado: contribuições no PRONERA - IFMA para o desenvolvimento socioespacial no município de Arame-MA
Autor(es): Costa, Francilene Corrêa Silva
Data do documento: 2016-12-30
Editor: UEMA
Resumo: O presente trabalho desenvolve uma análise tendo como tema “o campo, entre arame e o arado: contribuições do PRONERA-IFMA para o desenvolvimento sócioespacial no município de Arame - MA”, como forma de ensejar questões relevantes ao referido tema, visto que, atualmente, é crescente a discussão sobre a luta dos movimentos sociais do campo em defesa sistemática da Educação, com ênfase no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Nesse contexto, para atingir o objetivo proposto por este estudo, foram realizadas pesquisas em livros e artigos, bem como a uma pesquisa empírica, voltada para a atuação do PRONERA no município de Arame – MA. A pesquisa realizada possibilitou identificar as principais práticas e ações adotadas pelo PRONERA – IFMA, ofertando a Educação profissional para a região com o intuito de formar alunos dos assentamentos e de demais áreas de reforma agrária como sujeitos importantes nas estratégias de desenvolvimento sustentável do campo. Dessa maneira, foi possível analisar tais práticas bem como pontuar os principais desafios e dificuldades encontradas nesse processo. Com base dos resultados apresentados, compreende-se a importância do PRONERA e sua contribuição para a sociedade rural de modo a possibilitar uma visão de mundo.
Palavras-chave: Educação do Campo
PRONERA
Educação Profissional
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional - CCSA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCILENE CORRÊA SILVA COSTA.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.