Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/683
Título: O processo de implantação da Termelétrica do Itaqui, São Luís/MA e sua influência na dinâmica territorial da comunidade Vila Nova Canaã, Paço do Lumiar
Autor(es): Corrêa, Maria Cláudia Cardoso
Data do documento: 2017
Editor: UEMA
Resumo: Este estudo aborda o processo de instalação da Usina Termelétrica do Itaqui e suas implicações na dinâmica territorial dos moradores da antiga Vila Madureira, no município de São Luís – MA, para a Vila Nova Canaã, no município de Paço do Lumiar – MA. A gestão do território demonstra que o Estado é o agente que tem domínio nas relações de poder, assumindo posições estratégicas e executando interesses dos agentes dominantes. Nessa perspectiva, as ações políticas que ocorrem demandadas por uma escala global e/ou nacional apresentam seus reflexos nas escalas menores, sendo exatamente nesse contexto que a Amazônia Legal brasileira e a capital maranhense, São Luís (enquanto integrante desta), situando-se em relativa proximidade com áreas propícias para a localização de extensas instalações portuárias, sofre tais reflexos, sendo considerado alvo para receber grandes projetos, fornecendo logística comercial para atender o mercado externo. Esta pesquisa está fundamentada no método do materialismo histórico dialético, em que os procedimentos de análise abordam qualitativamente os dados investigados, tendo como referência fundamentos histórico-conceituais relativos ao território, Estado e desenvolvimento, categorias de análise utilizadas, considerando a realidade do Maranhão e as particularidades da comunidade Vila Nova Canaã, no município de Paço do Lumiar. Destaca que há existência de uma estreita relação conflituosa nessa nova forma de apropriação do espaço, onde a empresa estava apenas interessada num território multiplicador de capital, sem ter a preocupação com as vulnerabilidades socioambientais desse processo.
Palavras-chave: Território
Usina termelétrica do Itaqui
Socioambiental
Vila Nova Canaã
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional - CCSA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA CLÁUDIA CARDOSO CORRÊA.pdf8.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.