Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/681
Título: O empoderamento das mulheres: uma análise a partir da implementação do Pronaf Mulher nas Comunidades de Pacoval e Rosarinho em Anajatuba (MA)
Autor(es): Brito, Isabel Marques de
Data do documento: 2015
Editor: UEMA
Resumo: Na presente pesquisa realiza-se um estudo sobre o empoderamento da mulher a partir da implementação do Pronaf Mulher, tomando como parâmetro mulheres de duas comunidades rurais no município de Anajatuba (MA). Nesse sentido, busca-se entender a relação de trabalho da mulher com o meio onde ela vive, bem como a sua compreensão das relações de gênero que se estabelecem na sua localidade. Especificamente, este estudo pretende discutir se o recurso do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar), na forma como é concedido, contribui para o processo de empoderamento da mulher no âmbito rural, favorecendo sua autonomia e propiciando transformações nas relações de gênero estabelecidas nesse meio. Considera-se que o Pronaf Mulher é uma politica de fomento que aumenta as possibilidades de organização dos territórios e de sujeitos, especialmente por promover visibilidade às mulheres que historicamente têm sido desconsideradas do fazer social. Trata-se, portanto, de uma política que tem potencial para favorecer maior equidade nas relações de gênero.
Palavras-chave: Empoderamento
Relações de gênero
Feminismo
Mulher
Pronaf mulher
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional - CCSA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISABEL MARQUES DE BRITO.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.