Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/666
Título: Estudo da adição do papel reciclado no concreto para fabricação de blocos em concreto de pavimento intertravado
Título(s) alternativo(s): Study of the addition of recycled paper to concrete for the manufacture of concrete blocks for interlocking pavement
Autor(es): Albuquerque, Paulo Rafael Nunes e Silva
Data do documento: 2018-12-07
Editor: UEMA
Resumo: O concreto é um material de construção civil proveniente da mistura, em proporção adequada, de aglomerantes, agregados, água e por vezes, aditivos. Este material é de grande importância para a construção civil e é um dos mais produzidos no mundo. Para melhorar suas propriedades, podem ser adicionados materiais, como o papel, que também é produzido em larga escala. Assim, sua disponibilidade para a reciclagem e limitação para a quantidade de reciclos torna-o um material viável para uso na construção civil, eliminando a quantidade excessiva de resíduos, integrando um método sustentável de produção. Desse modo, a pesquisa em questão tem o objetivo de avaliar as propriedades do concreto simples padrão e concreto simples adicionado de papel reciclado, incluindo o estudo da viabilidade técnica de uso de blocos em concreto de pavimento intertravado produzidos com concreto adicionado de papel reciclado. O concreto do estudo em questão foi analisado através de ensaios laboratoriais na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Foram realizados 3 estudos. O primeiro utilizou-se de um traço 1:2:3:0,6 com adição de papel triturado em forma de pelotas em quantidades de 5%, 10%, 15% e 20% do volume de cimento. O segundo utilizou-se de um traço 1:2:3:0,45, porém com a porcentagem que obteve os melhores resultados no estudo I, que foi a de 20%. Ambos com confecção de corpos de prova cilíndrico. E por fim, o terceiro estudo, que se utilizou do mesmo traço do estudo 2 e mesma porcentagem de papel, porém com a confecção de blocos de concreto. Os ensaios realizados foram o de resistência à compressão, absorção e consistência. Depois de realizados os ensaios, observou-se que a resistência aumentou a medida que a porcentagem de papel era crescente, a absorção não aumentou significativamente a ponto de afetar na perda da resistência e a consistência foi ideal para a produção dos blocos. Assim, constatou-se que o uso do papel é completamente viável para produção de blocos de concreto de pavimento intertravado, apesar de ainda necessitar de mais estudos para aperfeiçoamento do produto final.
Palavras-chave: Concreto
Propriedades
Papel
Blocos
Pavimento
Concrete
Properties
Paper
Blocks
Pavement
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PAULO RAFAEL ALBUQUERQUE_1 PDF-A.pdf2.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.