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Título: Avaliação da superelevação em ferrovias: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Assessment of superelevation on railways: a case study
Autor(es): Bessa, Vanessa Pinto
Data do documento: 2018-12-04
Editor: UEMA
Resumo: A superelevação das curvas é um fator primordial na definição do projeto geométrico de uma ferrovia. A dinâmica ferroviária, contudo, muitas vezes gera atualizações na operação das ferrovias sem que haja simultaneamente a revisão dos parâmetros geométricos da via permanente. Esta pesquisa, baseada nos dados de campo de inspeção do Carro Controle na Estrada de Ferro Carajás, propõe um mapeamento das superelevações de projeto e as superelevações reais, velocidades de projeto e de operação e medições técnicas, verificando o efeito da superelevação no desgaste e na formação de defeitos dos trilhos interno e externo das curvas. Buscou-se correlacionar a superelevação e seus parâmetros (bitola, raio e velocidade) às condições de desgaste (vertical e lateral) e defeitos (RCF) nos trilhos em 7 curvas ferroviárias para os 4 raios tipos da Estrada de Ferro Carajás. Os resultados obtidos são analisados e o papel da superelevação e demais parâmetros geométricos no desgaste de trilhos é discutido. A otimização nos valores de superelevação e/ou velocidades na Estrada de Ferro Carajás, minimiza o desgaste desuniforme dos trilhos, e ameniza o efeito natural de consumo maior de trilhos em curvas, visto que este é um ativo de alto custo para a manutenção ferroviária. Recomendações para prevenção ou redução do desgaste ferroviário e defeitos são apresentadas
Palavras-chave: Parâmetros geométricos
Superelevação
Defeitos
Desgaste
Velocidade
Geometric parameters
Superelevation
Defects
Wear
Speed
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

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