Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/653
Título: Pavimento com blocos intertravados de concreto: da fabricação à execução – estudo de casos em São Luís / MA
Título(s) alternativo(s): Flooring with interlocking concrete blocks: from manufacturing to execution – case study in São Luís / MA
Autor(es): Torres, Thais Letícia Pinto
Data do documento: 2017
Editor: UEMA
Resumo: O pavimento intertravado, apesar de bastante utilizado, na maioria dos casos não recebe acompanhamento técnico adequado, tanto na fabricação das peças quanto na execução do pavimento. O objetivo deste trabalho é analisar e acompanhar o processo de fabricação e execução de pavimentos com blocos intertravados, bem como propor um dimensionamento para um caso real. Para tal, foram realizados ensaios tecnológicos nos agregados utilizados na confecção das peças pré-moldadas de concreto e ensaios de aceitação dos pavers. Foi realizado o acompanhamento da obra na qual o lote ensaiado foi utilizado, observando-se todas as etapas e as técnicas utilizadas. Para o dimensionamento, foi feito um estudo de caso no estacionamento do Laboratório Multiusuários da Pós-Graduação, no campus Paulo VI da Universidade Estadual do Maranhão, no qual foi estudado o solo do subleito para o dimensionamento do pavimento, resultando em uma estrutura com paver de 6 cm, colchão de areia de 4 cm e sub-base de 15 cm. Os resultados obtidos nos ensaios dos agregados foram completamente satisfatórios somente para a areia. O pó de brita e a brita não atenderam alguns dos requisitos estabelecidos. No acompanhamento da obra, foram observadas patologias no pavimento, além de elementos executados de maneira não conforme à norma.
Palavras-chave: Pavimento intertravado
Paver
Blocos de concreto
Interlocking concrete pavement
Paver
Concrete blocks
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ THAÍS LETÍCIA PINTO TORRES_1 PDF-A.pdf13.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.