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dc.contributor.authorLima, Rosilene Martins-
dc.date.accessioned2019-06-05T21:33:54Z-
dc.date.available2019-06-05T21:33:54Z-
dc.date.issued2013-09-25-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/647-
dc.description93 f.Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2013. Orientador: Marcelo Cheche Galvespt_BR
dc.description.abstractRelatos de mãos é um estudo sobre a produção de cerâmicas artesanais no município de Rosário/MA, desencadeado por questões relativas à realidade local que apresentaram-se como premissas para discussão e análise da suposta decadência do artesanato, a saber: a perda da capacidade produtiva em função da retração do mercado por falta de incentivos; e as preocupações dos mestres oleiros frente às novas faces do mundo do trabalho. O desafio de refletir sobre a produção artesanal da cerâmica a partir da percepção e do impacto na vida de seus produtores abriu um leque de novas possibilidades de pesquisa. Desta forma, a organização metodológica se deu a partir do diálogo constante entre referenciais teóricos e dados empíricos, coletados a partir de entrevistas com a população objeto deste estudo – uma amostra do número de artesãos, mestres oleiros que estão situados numa escala que compreende a área urbana da cidade de Rosário/MA, seguida pela investigação dos dados oficiais obtidos em consultas aos órgãos de pesquisa. A coleta e a sistematização de informações sobre a situação atual em que se encontra a atividade foram construídas em consonância com métodos oriundos da história oral. Ao trabalhar a memória dos oleiros com métodos da historia oral, o estudo tomou o artesão e o situou nas estruturas resultantes da sua relação com a produção de cerâmica artesanal frente às mudanças do mundo do trabalho. Ver o objeto a partir de um personagem – o artesão do barro – foi uma opção metodológica que priorizou o agente social de produção do espaço. Para tanto, outros objetivos se impuseram: a) compreender de que forma a cerâmica artesanal se constitui nas dimensões simbólica, social e mercadológica; b) compreender a cidade de Rosário a partir de sua produção cerâmica, dinâmica de organização espacial das olarias, do fluxo dos artesãos e da diminuição do número de aprendizes no interior das olarias para a continuidade da função; c) compreender os fatores que compõem o impacto do mundo do trabalho sobre a produção de cerâmicas artesanais e, consequentemente, a manutenção econômica dos artesãos que constroem e preservam essa atividade. Em síntese, apresento uma discussão sobre o artesanato, compreendido como cultura cerâmica, organizada em um tripé cuja estrutura é composta pelas dimensões simbólica, social e econômica. Em seguida exponho os dados do município nos aspectos econômicos, especialmente aqueles relacionados às olarias, espaços de produção de cerâmica, para depois analisar a cerâmica artesanal na contemporaneidade a partir das mudanças no mundo do trabalho; autorregulação do mercado e os novos arranjos para velhos saberes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectArtesanato/culturapt_BR
dc.subjectProdução do espaçopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleRelatos de mãos: a produção artesanal da cerâmica em Rosário-MApt_BR
dc.typedissertationpt_BR
dc.identifier.cduD 334.712(812.1)-
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