Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/646
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Rosilene Martins | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-05T21:33:54Z | - |
dc.date.available | 2019-06-05T21:33:54Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-25 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/647 | - |
dc.description | 93 f.Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2013. Orientador: Marcelo Cheche Galves | pt_BR |
dc.description.abstract | Relatos de mãos é um estudo sobre a produção de cerâmicas artesanais no município de Rosário/MA, desencadeado por questões relativas à realidade local que apresentaram-se como premissas para discussão e análise da suposta decadência do artesanato, a saber: a perda da capacidade produtiva em função da retração do mercado por falta de incentivos; e as preocupações dos mestres oleiros frente às novas faces do mundo do trabalho. O desafio de refletir sobre a produção artesanal da cerâmica a partir da percepção e do impacto na vida de seus produtores abriu um leque de novas possibilidades de pesquisa. Desta forma, a organização metodológica se deu a partir do diálogo constante entre referenciais teóricos e dados empíricos, coletados a partir de entrevistas com a população objeto deste estudo – uma amostra do número de artesãos, mestres oleiros que estão situados numa escala que compreende a área urbana da cidade de Rosário/MA, seguida pela investigação dos dados oficiais obtidos em consultas aos órgãos de pesquisa. A coleta e a sistematização de informações sobre a situação atual em que se encontra a atividade foram construídas em consonância com métodos oriundos da história oral. Ao trabalhar a memória dos oleiros com métodos da historia oral, o estudo tomou o artesão e o situou nas estruturas resultantes da sua relação com a produção de cerâmica artesanal frente às mudanças do mundo do trabalho. Ver o objeto a partir de um personagem – o artesão do barro – foi uma opção metodológica que priorizou o agente social de produção do espaço. Para tanto, outros objetivos se impuseram: a) compreender de que forma a cerâmica artesanal se constitui nas dimensões simbólica, social e mercadológica; b) compreender a cidade de Rosário a partir de sua produção cerâmica, dinâmica de organização espacial das olarias, do fluxo dos artesãos e da diminuição do número de aprendizes no interior das olarias para a continuidade da função; c) compreender os fatores que compõem o impacto do mundo do trabalho sobre a produção de cerâmicas artesanais e, consequentemente, a manutenção econômica dos artesãos que constroem e preservam essa atividade. Em síntese, apresento uma discussão sobre o artesanato, compreendido como cultura cerâmica, organizada em um tripé cuja estrutura é composta pelas dimensões simbólica, social e econômica. Em seguida exponho os dados do município nos aspectos econômicos, especialmente aqueles relacionados às olarias, espaços de produção de cerâmica, para depois analisar a cerâmica artesanal na contemporaneidade a partir das mudanças no mundo do trabalho; autorregulação do mercado e os novos arranjos para velhos saberes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Artesanato/cultura | pt_BR |
dc.subject | Produção do espaço | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.title | Relatos de mãos: a produção artesanal da cerâmica em Rosário-MA | pt_BR |
dc.type | dissertation | pt_BR |
dc.identifier.cdu | D 334.712(812.1) | - |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional - CCSA - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSILENE MARTINS DE LIMA.pdf | 286.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.