Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/628
Título: Estudo comparativo entre o método Bailey e o método convencional para seleção de agregados para misturas asfálticas densas
Autor(es): Costa, Erikson Carvalho.
Palavras-chave: Bailey
Seleção de agregados
Mistura asfáltica
Data do documento: 4-Dez-2017
Editor: UEMA
Resumo: O presente estudo tem por objetivo realizar a comparação volumétrica e mecânica de misturas asfálticas que tiveram seus agregados selecionados por dois métodos diferentes: uma pelo método tradicional, também chamado de método das tentativas, e a outra pelo Método Bailey, ambas concebidas na dosagem Marshall. Sabe-se da necessidade de se buscar, cada vez mais, alternativas que levem a misturas asfálticas mais resistentes. O Método Bailey é então proposto como alternativa na concepção de um revestimento asfáltico, já que busca o melhor intertravamento entre os agregados da mistura asfáltica, tornando-a mais capaz de suportar os esforços já citados. Para o início do trabalho, buscou-se levantar os conceitos e a teoria necessária para dar base ao estudo de misturas asfálticas e tudo que engloba esse tema. Em seguida, partiu-se para a realização da caracterização, através de procedimentos em laboratório, dos materiais constituintes das misturas asfálticas. Decidiu-se utilizar a faixa B do DNIT para definição da mistura pelo método das tentativas, já para a mistura Bailey, ficou decidido não enquadrar em nenhuma faixa do DNIT, a fim de resultar na mistura exata proposta pelo método. Os corpos de prova foram, então, moldados para diferentes teores de ligante, especificados de acordo com a faixa B do DNIT. Por fim, analisou-se os parâmetros volumétricos de cada mistura, para que fosse possível comparar os resultados das duas misturas e definir um teor ótimo de ligante asfáltico para cada uma. Moldados os corpos de prova para os teores ótimos encontrados, realizou-se os ensaios de Estabilidade e de Resistência à Tração por compressão diametral para comparação dos resultados nas duas misturas, ficando concluído que, apesar de ambas as misturas terem atingido o limite inferior de resistência, a mistura Bailey apresentou valores mais baixos do que a mistura tradicional, o que não era esperado.
Descrição: 143 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017. Orientador: Profa. Dra. Maria Teresinha de Medeiros Coelho.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/628
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERIKSON CARVALHO COSTA-TCC.pdf2.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.