Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/626
Título: Análise e dimensionamento de laje lisa em concreto armado por modelo simplificado segundo a NBR 6118/2014
Título(s) alternativo(s): Analysis and design of a smooth reinforced concrete slab using a simplified model according to NBR 6118/2014
Autor(es): Mereb, Arthur Luís Gonçalves
Data do documento: 2016-12-19
Editor: UEMA
Resumo: Este trabalho versa sobre o dimensionamento e análise de lajes lisas de concreto armado, modelo que é utilizado de forma discreta no Brasil, sendo cada vez mais utilizada devido sua facilidade na execução e principalmente pela necessidade de gradativamente ter layouts mais flexíveis, dentre outras vantagens. Neste contexto inserida, a laje lisa de concreto armado necessita de um estudo adequado e uma análise detalhada segundo a norma brasileira, NBR 6118/2014, na qual estabelece a norma para projeto de estruturas de concreto armado, onde está plantada no contexto de lajes lisas. Neste trabalho tem objetivo de fazer uma análise da Norma regulamentadora como modelo para dimensionamento de lajes lisas, utilizando modelo simplificado elástico e a distribuição de momentos para cálculo da estrutura e dimensionamento segundo a norma. Sendo assim, são verificados tais procedimentos, como aplicar os conceitos dela em uma estrutura hipotética, comparando seus resultados com o que foi encontrado no software Eberick v8, na qual utiliza-se de um modelo de cálculo mais complexo (Método de analogia das grelhas), fazendo então o dimensionamento por cada modelo adotado neste caso, e verificando então a viabilidade da estrutura, as situações em que são propícias para este tipo de lajes, discussões sobre resultados, etc. Visto isto, os softwares são ferramentas muito úteis e devem ser utilizadas de forma criteriosa e responsável, sendo utilizado como instrumento acessório, corrigindo resultados e auxiliando no projeto, verificando e dando mais segurança e fidelidade ao cálculo feito segundo a NBR 6118/2014.
Palavras-chave: Dimensionamento
Análise
Concreto Armado
NBR 6118/2014
Laje lisa
Design
Analisys
Reinforced Concrete
Reinforced Concrete
NBR 6118/2014
Flat slabs
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONO ARTHUR LUIS GONÇALVES MEREB.pdf3.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.