Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/617
Título: Projeto sustentável hidrossanitário e pluvial: proposta para o edifício sede SEFAZ-MA, em São Luís
Título(s) alternativo(s): Sustainable hydrosanitary and rainwater project: proposal for the SEFAZ-MA headquarters building, in São Luís
Autor(es): Silva Júnior, Iranildo Barbosa da
Data do documento: 2017-06-27
Editor: UEMA
Resumo: Há uma crescente degradação dos recursos naturais. A água, em especial, responsável por manter a vida no planeta, deve ser conservada. Tecnologias sustentáveis e sistemas de tratamento vem sendo implantados em edificações com o intuito de obter certificações ambientais, redução do consumo de água potável e economia nos custos a longo prazo. O reuso de águas cinzas para fins não potáveis como rega de jardins, lavagem de pisos e roupas e descarga em bacias sanitárias são exemplos de alternativas econômicas e inovadoras que podem ser utilizadas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar as melhores alternativas sustentáveis para economia de água potável, captação, armazenamento, tratamento e reuso de águas cinzas para implantação no edifício sede da SEFAZ – MA e a realização de um projeto de captação e reuso de águas da chuva utilizando o software Hydros V4.  
Palavras-chave: Tecnologias sustentáveis
Economia de água
Reuso de águas cinzas
Sustentabilidade
SEFAZ-MA
Hydros V4
Sustainable technologies
Water economy
Reuse of gray water
Sustainability
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC IRANILDO BARBOSA PDF-A 1.pdf4.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.