Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/604
Título: Estudo retrospectivo das urgências reprodutivas em pequenos animais no Hospital Veterinário Escola Francisco Edilberto Uchôa Lopes da Universidade Estadual do Maranhão
Autor(es): Fernandes, Vanessa Luz
Data do documento: 2016
Editor: UEMA
Resumo: As urgências reprodutivas ocorrem com frequência na prática clínica, estando o seu desfecho favorável associado a um diagnóstico preciso e intervenção rápida. O objetivo deste estudo foi identificar as principais urgências reprodutivas e alguns fatores predisponentes dos casos tratados no Hospital Veterinário “Francisco Edilberto Uchoa Lopes“ Maranhão, Brasil. Foram avaliados 12.546 prontuários e encontrado um total de 4.57% dos atendimentos. Cães adultos e gatos jovens foram os mais afetados e as patologias mais comuns foram piometra e morte fetal, respectivamente. Fatores como idade, espécie e raça influenciaram a ocorrência de casos. Assim, conclui-se que as alterações do trato reprodutivo são comuns na clínica e a compreensão dos fatores associados pode levar ao diagnóstico precoce, com diminuição da mortalidade dos animais afetados.
Palavras-chave: Hospital
Estudo
Reprodução
Urgência
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vanessa Luz Fernandes.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.