Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/603
Título: Ocorrência de brucelose (Brucella abortus) em búfalos (Bubalus bubalis) abatidos em frigoríficos sob inspeção municipal do Estado do Maranhão
Autor(es): Beserra, Priscila Alencar
Data do documento: 2016-12-05
Editor: UEMA
Resumo: O presente estudo objetivou diagnosticar brucelose (Brucella abortus) em búfalos (Bubalus bubalis) abatidos em frigorífico sob inspeção municipal, dos municípios de São Luís, Arari e Viana. A amostragem foi definida por conveniência, em razão da disponibilidade de animais desta espécie, abatidos nesses locais. Foram submetidos ao teste de AAT, 155 amostras de soro, provenientes de fêmeas e machos com idade superior a 36 meses de idade destinadas ao abate. Do quantitativo amostrado, 9,6% (15/155) apresentaramse positivas no teste de AAT e foram levadas a prova confirmatória do 2-Mercaptoetanol, onde 5,16% (8/155) foram confirmadas como positivas para Brucella abortus, com títulos de anticorpos variando entre 1:25 e 1:100. Deste quantitativo, 5,26% (1/19) eram provenientes do frigorífico de São Luís, 6,55% (4/61) de Arari, e 4,00% (3/75) de Viana. Esse resultado demonstra que a brucelose bubalina se encontra presente nos bubalinos destinados ao abate, com prevalência acima da média nacional que está entre 4,0% e 5,0%, sugerindo medidas sanitárias mais rigorosas no que diz respeito a trânsito animal e a sanidade dos animais presentes na linha de abate.  
Palavras-chave: Brucella abortus
Búfalos
Frigorífico
Antígeno Acidificado Tamponado
2- Mercaptoethanol
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia BESERRA PA.pdf842.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.