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Título: A verbalização do olhar: a memória e a paisagem em, Litania da Velha
Título(s) alternativo(s): The verbalization of the gaze: memory and landscape in, Litany of the Old
Autor(es): Santos, Wendel Vinícius de Freitas
Orientador: Corrêa, Dinacy Mendonça
Membro da Banca: Pires, André Monteiro Guimarães Dias
Membro da Banca: Lobato, Andrea Teresa Martins
Data do documento: 2021-01-26
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Esta dissertação propõe-se ao estudo da obra Litania da Velha (1996), de Arlete Nogueira da Cruz Machado (1936), a partir da relação entre a poesia, a memória e a paisagem, considerando o poema como um olhar verbalizado de sua protagonista, evidenciado pelo narrador poético. A magnum opus arletiana apresenta-se em um poema narrativo, cuja diegese conta com uma personagem mendiga anônima que, na sua rotina solitária, percorre, pela última vez, o centro histórico da cidade de São Luís. Defende-se assim que, nesse passeio, a personagem perpassa por quatro sequências discursivas – lembrar, caminhar, descansar e cair – pelas quais se ergue esta leitura, metodologicamente. Para a ação de lembrar, abalizados nos pensamentos de Paul Ricoeur, Jacques Le Goff, Maurice Halbwachs e Henri Bergson, discutem-se as nuances da memória e como esta se manifesta no texto literário. Na ação de caminhar, sob a perspectiva de Gaston Bachelard, para a poética do espaço, e de Yi-fu Tuan e Eric Dardel, para a relação com o espaço, busca-se entender como a paisagem é construída e representada no poema. Tomados pelo ato poético da personagem, que para e descansa em um degrau, são vislumbradas as noções de lugar, como uma descontinuidade do espaço, e não-lugar, como lugar transitório, respectivamente, sob as ideias de Edward Relph e Mac Augé. Ao desfecho poemático, a experiência da queda da personagem revela-nos espaços e lugares sociais através dos quais a personagem estabelece sua identidade. Nesse contexto, o debate teórico com o poema, sob a ótica, também, da Fenomenologia, de Merleu-Ponty, leva-nos à percepção da memória e da paisagem, na lírica arletiana
Resumo: This dissertation proposes the study of the literary work Litania da Velha (1996), by Arlete Nogueira da Cruz Machado (1936), based on the relationship between poetry, memory and landscape, considering the poem as a verbalized look of its protagonist, evidenced by the poetic narrator. The arletian magnum opus is presented in a narrative poem, whose diegesis has an anonymous beggar character who, in his solitary routine, walks, for the last time, in the historic center of the city of São Luís. The character goes through four discursive sequences - remember, walk, rest and fall - through which this reading is raised, methodologically. For the action of remembering, supported by the thoughts of Paul Ricoeur, Jacques Le Goff, Maurice Halbwachs and Henri Bergson, the nuances of memory and how it manifests itself in the literary text are discussed. In the action of walking, from the perspective of Gaston Bachelard, towards the poetics of space, and Yi-fu Tuan and Eric Dardel, for the relationship with space, we sought to understand how the landscape is constructed and represented in the poem. Taken by the character's poetic act, which stops and rests on a step, we glimpse the notions of place, as a discontinuity of space, and non-place, as a transitory place, respectively, under the ideas of Edward Relph and Mac Augé. As the poem ends, the experience of the character's fall reveals social spaces and places through which the character establishes his identity. In this context, the theoretical debate with the poem, also from the perspective of phenomenology, by Merleu-Ponty, leads us to the perception of memory and landscape in the Arletian lyric
Palavras-chave: Litania da Velha
Literatura e Paisagem
Memória
Literature and Landscape
Memory
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - CECEN - Dissertações

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