Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5717| Título: | A trajetória estudantil durante o período pandêmico dos alunos do 6º ano do ensino fundamental da escola Unidade Integrada Governador Jose Ribamar Fiquene, em presidente Dutra – MA: uma análise do ensino de leitura e escrita |
| Autor(es): | Freire, Roseane da Silva Santos |
| Orientador: | Sousa , Douglas Rodrigues de |
| Membro da Banca: | Lira , Rhusily Rejes da Silva |
| Membro da Banca: | Alves, Jonh Jefferson do Nascimento |
| Data do documento: | 2022-12-22 |
| Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
| Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar as dificuldades que se baseia em pesquisa de campo e referenciais teóricos que visa observar o desempenho do ensino nesse cenário pandêmico, as quais propõem, aos profissionais, os métodos que utilizam quais análises por meio de questionamentos e experiências vivenciadas durante a pandemia no âmbito escolar. Os métodos pedagógicos usados na produção de ensino, bem como refletir acerca da mediação entre o que se ensina e como se ensina. Afinal, o objetivo do uso de ferramentas tecnológicas não é transpor conteúdos, mas contribuir para atividades criativas, colaborativas e autorais. Assim, entende-se que o uso das plataformas digitais e educacionais de ensino-aprendizagem tem contribuído para o ensino, porém, os processos de ensinar e aprender não são tão simples de serem resolvidos apenas com os recursos tecnológicos. A pandemia do coronavírus modificou a atuação de diversos setores em todo o mundo, incluindo a área da educação. Isso fez com que as escolas reinventassem as suas atividades, ao cumprir o distanciamento social, como prevenção a disseminação do vírus. No setor educacional, foi implantado o ensino remoto emergencial, como possibilidade de continuação das atividades escolares. |
| Resumo: | This course completion research aims to analyze the difficulties that are based on campus research and theoretical references that aim to observe the performance of teaching in this pandemic scenario, which they propose to professionals, the methods they use, which they analyze through questions and experiences experienced during the pandemic in the school environment. The pedagogical methods used in teaching production, as well as reflecting on the mediation between what is taught and how it is taught. After all, the purpose of using technological tools is not to transpose content, but to contribute to creative, collaborative and authoring activities. Thus, it is understood that the use of digital platforms has contributed to teaching, but the teaching and learning processes are not so simple to be solved only by technological resources.The new coronavirus pandemic has changed the performance of various sectors around the world, including education, which has caused schools to reinvent their activities, complying with social distancing, as a prevention of the spread of the virus. In the educational sector, emergency remote teaching was implemented, as a possibility of continuing school activities. |
| Palavras-chave: | Ensino remoto Leitura Escrita Pandemia do Covid-19 Ferramenta tecnológica Remote learning Reading Writing Covid-19 Pandemic Technological tool |
| Aparece nas coleções: | Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Presidente Dutra - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC – ROSEANE DA SILVA SANTOS FREIRE – LETRAS LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA LIT. LING. PRT – UEMA PRESIDENTE DUTRA - 2022..pdf | PDF A | 287.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.