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Título: O gênero textual meme como recurso para o ensino de língua portuguesa
Autor(es): Silva, Andrea Santana
Orientador: Reis, Fausta Maria Miranda dos
Membro da Banca: Alves, Marrony da Silva
Membro da Banca: Aguiar, Carliane Miranda Carneiro
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente estudo tem como propósito analisar como o gênero textual meme pode contribuir para o ensino de Língua Portuguesa. Tal investigação visa compreender a relevância desse gênero textual no contexto da interação social, considerando sua função social, caráter multimodal e capacidade dialógica. À luz da constatação de que os memes promovem a interação social entre os utilizadores das plataformas digitais, o estudo se concentrou em compreender de que maneira o gênero "meme" poderia ser incorporado no desenvolvimento de metodologias pedagógicas voltadas para o ensino da linguagem. O estudo se baseia nos teóricos Bakhtin (2003) e Marcushi (2005; 2008) e nas orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que promove a integração dos gêneros textuais digitais no ensino da linguagem nas escolas. A metodologia adotada para este estudo consistiu em análise qualitativa por meio de revisão bibliográfica, recorrendo a materiais e investigações disponíveis online. Adicionalmente, foram realizadas atividades práticas com os alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública da região central do município de Presidente Dutra – MA. Os resultados obtidos destacam a natureza socialmente construtiva do humor e da crítica presentes no gênero "meme", bem como a sua habilidade dialógica ao conectar-se a acontecimentos sociais e a outros discursos já estabelecidos, contribuindo para a atualização de significados. Este estudo conclui que o gênero "meme" pode ser efetivamente empregado para desenvolver estratégias de leitura e produção textual, promovendo a formação de leitores críticos e éticos devido à sua influência na esfera mediática.
Resumo: The present study aims to analyze how the meme textual genre can contribute to the teaching of the Portuguese language. This investigation aims to understand the relevance of this textual genre in the context of social interaction, considering its social function, multimodal character and dialogic capacity. In light of the finding that memes promote social interaction among users of digital platforms, the study focused on understanding how the "meme" genre could be incorporated in the development of pedagogical methodologies aimed at language teaching. The study is based on the theorists Bakhtin (2003) and Marcushi (2005; 2008) and on the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC), which promotes the integration of digital textual genres in language teaching in schools. The methodology adopted for this study consisted of a qualitative analysis through a bibliographical review, using materials and investigations available online. Additionally, practical activities were carried out with first grade high school students from a public school in the central region of Presidente Dutra - MA. The results obtained highlight the socially constructive nature of humor and criticism present in the "meme" genre, as well as its dialogic ability to connect to social events and other established discourses, contributing to the updating of meanings. This study concludes that the "meme" genre can be effectively used to develop reading strategies and textual production, promoting the formation of critical and ethical readers due to its influence in the media sphere.
Palavras-chave: Gêneros textuais
Meme
Ensino de língua portuguesa
Text genres
Meme
Portuguese language teaching
Aparece nas coleções:Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Presidente Dutra - UEMA - Monografias

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