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Título: Práticas pedagógicas para o ensino de alunos com dislexia: da língua portuguesa ao ensino distintivo de AEE
Título(s) alternativo(s): Pedagogical practices for teaching students with dyslexia: from the Portuguese language to distinctive AEE teaching
Autor(es): Sousa, Samira Ferreira Lima
Orientador: Noleto, Suanny Bruno
Membro da Banca: Oliveira, Letícia Pereira de
Membro da Banca: Vieira, Fábio dos Santos
Data do documento: 2025-07-02
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A dislexia configura-se como um transtorno de aprendizagem que incide, sobretudo, na leitura. Caracteriza-se por dificuldades persistentes na aquisição e na utilização de competências acadêmicas fundamentais, afetando de maneira expressiva o desenvolvimento da leitura, da escrita e, em alguns casos, da matemática, interferindo diretamente no processo de alfabetização. Este artigo objetivou compreender as características da dislexia e quais práticas pedagógicas os professores devem utilizar para beneficiar o processo de aprendizagem dos alunos no âmbito escolar. Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório, utilizando-se de questionário aberto destinado a quatro professoras das Salas de Recursos Multifuncionais (SEM), do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Rede Federal, Estadual e Municipal de diferentes escolas da cidade de São João dos Patos/MA. Autores como Dìaz (2011), Góes (2015), Gonçalves e Peixoto (2020) e outros, contribuíram teoricamente com essa pesquisa, reforçando as práticas pedagógicas usadas para o ensino de alunos com dislexia
Resumo: Dyslexia is a learning disorder that mainly affects reading. It is characterized by persistent difficulties in acquiring and using fundamental academic skills, significantly affecting the development of reading, writing and, in some cases, mathematics, directly interfering in the literacy process. This article aims to understand the characteristics of dyslexia and which pedagogical practices teachers should use to benefit the learning process of students in the school environment. Methodologically, this is an exploratory study, using an open questionnaire addressed to four teachers from Multifunctional Resource Rooms (SEM), Specialized Educational Services (AEE), Federal, State and Municipal Network of different schools in the city of São João dos Patos/MA. Authors such as Dìaz (2011), Góes (2015), Gonçalves and Peixoto (2020) and others, develop theoretically with this research, reinforcing the pedagogical practices used to teach students with dyslexia. As for the results, it was observed with the analysis, there is a need for in-depth knowledge about dyslexia, as highlighted by the teachers, in addition to continuing education, as well as inclusive pedagogical strategies, adapted materials and assistive technologies for more egalitarian and fair teaching, being necessary to have knowledge about dyslexia and its impact on learning
Palavras-chave: Dislexia
Aendimento educacional especializado
Práticas pedagógicas
Dyslexia
Specialized educational assistance
Pedagogical practices
Aparece nas coleções:Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - São João dos Patos - UEMA - Monografias



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