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Título: Variação linguística: o tratamento da variação linguística nos livros didáticos
Título(s) alternativo(s): Linguistic variation: the treatment of linguistic variation in textbooks
Autor(es): Santos, Lucicleia dos
Orientador: Alves, Jonh Jefferson do Nascimento
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho alça como objetivo identificar as abordagens sobre variação linguística nos livros didáticos de Língua Portuguesa do ensino médio, a importância de se avaliar os manuais didáticos se deu pelo fato de serem uma ferramenta base para o docente, vale ressaltar que muitas vezes alguns manuais não deixam explícito e nem bem esclarecido o conteúdo que se trata de variações linguísticas, ademais ainda cultivam a ideia do monolinguíssimo, omitindo o plurilinguíssimo da língua e prejudicando o aluno que passa a acreditar que só existe uma forma de falar e escrever. Como corpus da pesquisa, foram escolhidas duas coleções de 03 livros cada uma, ambos de Língua Portuguesa. A primeira, de autoria de William cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien, tem o nome de “Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso”. A segunda, de autoria de Andressa Paiva, Ricardo Barreto, Mateus Martins, Marianka Bárbara, Mirella Cleto e Cecília Bergamim, é intitulada “Ser protagonista”. Ambas as coleções integram o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2016. Para o seu desenvolvimento a pesquisa se apoia em estudos teóricos de Bortoni (2005), Bagno (2007; 1999), Soares (2000), Faraco (2007) e outros. No que concerne aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de cunho bibliográfico, desenvolvida a partir de material já elaborado, como livros e artigos científicos. Diante das análises, foi possível inferir que as duas coleções de livros abordam o fenômeno da variação linguística, no entanto essas abordagens ocorrem de forma explícita no primeiro manual. Nos demais, acontece de modo reservado no sentido de apresentar essa temática nos livros, os autores/as usam em grande maioria tiras e textos de gêneros variados para abordar a temática supracitada
Resumo: The present work aims to identify the approaches on linguistic variation in Portuguese language textbooks for high school, the importance of evaluating textbooks was due to the fact that they are a basic tool for the teacher, it is worth mentioning that often some textbooks do not make the content explicit or well clarified that it is about linguistic variations, in addition, they still cultivate the idea of the very monolingual, omitting the very plurilingual of the language and harming the student who comes to believe that there is only one way to speak and write. As a research corpus, two collections of 03 books each were chosen, both in Portuguese. The first, by William Cherry, Carolina Dias Vianna and Christiane Damien, is entitled “Contemporary Portuguese: dialogue, reflection and use”. The second, by Andressa Paiva, Ricardo Barreto, Mateus Martins, Marianka Bárbara, Mirella Cleto and Cecília Bergamim, is entitled “Ser protagonist”. Both collections are part of the 2016 National Textbook Program (PNLD). For its development, the research is based on theoretical studies by Bortoni (2005), Bagno (2007; 1999), Soares (2000), Faraco (2007) and others. Regarding the methodological aspects, it is a qualitative research with a bibliographic nature, developed from material already prepared, such as books and scientific articles. In view of the analyses, it was possible to infer that the two collections of books address the phenomenon of linguistic variation, however these approaches occur explicitly in the first manual. In the others, it happens in a reserved way in the sense of presenting this theme in the books, the authors use mostly strips and texts of different genres to address the aforementioned theme
Palavras-chave: Variação-linguística
Livros didáticos
Língua Portuguesa
Ensino médio
Linguistic variation
Portuguese Language
Textbooks
High school
Aparece nas coleções:Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Presidente Dutra - UEMA - Monografias



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