Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5661| Título: | O silenciamento e a submissão da mulher moçambicana na obra Ventos do apocalipse de Paulina Chiziane |
| Título(s) alternativo(s): | The silencing and subjugation of Mozambican women in the work Winds of the Apocalypse by Paulina Chiziane |
| Autor(es): | Rios, Keila Pereira Leal |
| Orientador: | Duailibe, Ana Beatriz Santos |
| Data do documento: | 2022 |
| Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
| Resumo: | O presente estudo teve como objetivo geral analisar a obra literária intitulada por Ventos do Apocalipse (1993), de Paulina Chiziane, e discutir sobre as condições de subalternidade e silenciamento das mulheres no contexto africano. Os objetivos específicos abordados foram: compreender o contexto literário moçambicano; apresentar algumas autoras femininas de destaque dentro da literatura africana; Identificar as contribuições literárias de Paulina Chiziane; analisar a obra Ventos do Apocalipse sob a perspectiva da condição da mulher moçambicana dentro do sistema patriarcal. O método utilizado foi bibliográfico, sendo de caráter descritivo com uma abordagem qualitativa. As fontes utilizadas foram a obra Ventos do Apocalipse de Paulina Chiziane, e como aportes teóricos Oliveira (2002), Silva, M. (2018), Bezerra; Souza (2014), Silva (2018). Dessa maneira, através desse estudo monográfico sobre a obra literária Ventos do Apocalipse foi possível observar que a autora desenha a figura feminina como submersa em tradições e costumes; mulheres submetidas a uma condição de inferioridade em relação aos homens, e que, ao passar do tempo, começam a se questionar sobre essa realidade que lhes foi imposta, problematizando as estruturas sociais que as oprimem. Logo, a obra de Paulina Chiziane é de extrema relevância pois permite que as mulheres moçambicanas tenham voz para contar suas histórias e questionar abertamente o sistema em que se encontram, buscando novos lugares na sociedade e a liberdade da mulher |
| Resumo: | The present study aimed to analyze the literary work entitled Ventos do Apocalipse (1993), by Paulina Chiziane, and to discuss the conditions of subalternity and silencing of women in the African context. The specific objectives addressed were: to understand the Mozambican literary context; present some outstanding female authors within African literature; Identify Paulina Chiziane's literary contributions; to analyze the work Ventos do Apocalipse from the perspective of the condition of Mozambican women within the patriarchal system. The method used was bibliographic, being descriptive with a qualitative approach. The sources used were the work Ventos do Apocalipse by Paulina Chiziane, and as theoretical contributions Oliveira (2002), Silva, M. (2018), Bezerra; Souza (2014), Silva (2018). Thus, through this monographic study on the literary work Ventos do Apocalipse, it was possible to observe that the author draws the female figure as submerged in traditions and customs; women subjected to a condition of inferiority in relation to men, and who, over time, begin to question themselves about this reality imposed on them, questioning the social structures that oppress them. Therefore, the work of Paulina Chiziane is extremely relevant as it allows Mozambican women to have a voice to tell their stories and openly question the system in which they find themselves, seeking new places in society and the freedom of women |
| Palavras-chave: | Paulina Chiziane Submissão feminina Moçambique Female submission Mozambique |
| Aparece nas coleções: | Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Presidente Dutra - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - KEILA PEREIRA LEAL RIOS – LETRAS LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA LIT. LING. PRT – UEMA PRESIDENTE DUTRA - 2021.pdf | PDF A | 377.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.