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dc.contributor.authorSalgado Neto, José Bello-
dc.date.accessioned2019-03-12T21:16:41Z-
dc.date.available2019-03-12T21:16:41Z-
dc.date.issued2001-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/564-
dc.description170 f. Disertação (Mestrado em Administração) - Universidad Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001Orientador: Profa. Dra. Angelise Valladares Monteiro. pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar o clima organizacional da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, segundo as dimensões e sub-fatores do modelo construído para esta finalidade. Tais dimensões, elaboradas a partir de diversos modelos já utilizados em estudos de clima em universidades e instituições de pesquisa são: Dimensão Motivacional, Dimensão Organizacional, Dimensão Imagem, Dimensão Psicossocial e Dimensão Comportamental das Chefias. O modo de investigação que caracterizou esta pesquisa fundamentou-se no método de estudo de caso, já que se considerou a universidade como unidade de análise. A população-alvo constituiu-se dos servidores da UEMA (professores e técnicos-administrativos) regidos pela Lei n° 6.107, de 27 de julho de 1994, e que integram os 09 (nove) Centros, a Reitoria e as 04 (quatro) Pró-Reitorias. O tipo de amostragem empregada foi a estratificada proporcional, com retirada sistemática, considerando cada grupo previamente definido como um estrato. A pesquisa desenvolveu-se na Universidade no período de 06 de novembro a 29 de dezembro de 2000. Da amostra prevista (308 pessoas), retornaram 222 questionários, correspondendo a 72,1% do total. Os dados foram coletados por intermédio de um questionário com perguntas sobre os dados pessoais e funcionais dos servidores e sobre suas percepções em relação às dimensões e subfatores do clima interno da UEMA. A escala de coerência interna do tipo Likert, composta de cinco valores foi usada para a mensuração das opiniões qualitativas. Os resultados finais indicaram que o clima organizacional da UEMA é ligeiramente positivo, o que também se reflete nas unidades setoriais da Instituição, com exceção do Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC que apresentou baixos índices nos aspectos da motivação e da organização. No geral, a dimensão motivacional apresentou valor abaixo da média, como conseqüência da baixa remuneração e dos incipientes benefícios. Os aspectos organizacionais, embora levemente positivos, apresentaram indicadores negativos decorrentes das falhas de comunicação, serviços de manutenção, vigilância e segurança. A imagem da UEMA na visão dos seus servidores é medianamente positiva, destacando-se um elevado sentimento de identidade do servidor com a Instituição. Por outro lado, o mesmo expressou seu descontentamento, em relação ao conhecimento dos objetivos institucionais e do processo político-universitário. Quanto aos aspectos psicossociais, as pesquisas revelaram um clima favorável nas relações entre alunos, funcionários e docentes. O comportamento das chefias apresentou o maior dos índices na percepção do clima na UEMA, significando que os servidores vêem positivamente suas lideranças. Em função dos resultados foram propostas 27 ações alternativas para a melhoria do clima organizacional, além da implantação de um Programa de Qualidade. Também foram sugeridas novas pesquisas em 09 temas específicos e a discussão do processo de gestão estratégica da UEMA.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCpt_BR
dc.subjectClima organizacional - UEMApt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.titleClima organizacional da UEMA: uma contribuição para o programa 'uma Universidade para o maranhão'pt_BR
dc.typedissertationpt_BR
dc.identifier.cduD 658.3:378.4-
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