Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/562
Título: Costa sudeste do município de São luís-MA: análise e proposta para gestão ambiental
Autor(es): Reis, Rosalva de Jesus dos
Palavras-chave: Costa maranhense
Percepção Ambiental
Ação antrópica
Problemas ambientais
Gestão ambiental
Data do documento: 18-Nov-2005
Editor: UFPE
Resumo: O município de São Luís está situado em uma ilha, cuja forma de ocupação apresenta distintas características: a costa norte totalmente urbanizada e a sul/sudeste com vocação agrícola e pesqueira. Face às características naturais desta porção costeira, neste trabalho focam-se os potenciais da porção sudeste desta região, no intuito de elaborar propostas para gestão ambiental. A partir de levantamento bibliográfico e visitas à área de estudo para observação dos atributos naturais e entrevistas com as populações tradicionais foi possível identificar ações impactantes como a emissão de efluentes industriais no rio Tibiri, queimadas e exploração dos manguezais. Do ponto de vista sócio-econômico, as atividades pesqueiras e agrícolas de subsistência não são consideradas impactantes, no entanto, a ação de atravessadores influe sobremaneira na vida da população local. Foram identificados pontos com características favoráveis ao manejo sustentado. São apresentadas recomendações para uso racional dos recursos naturais e aproveitamento/capacitação da população local como forma de inclusão social
Descrição: 94 f.Dissertação (Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.Orientador: Profa. Dra. Eugênia Cristina Gonçalves Pereira.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/562
Aparece nas coleções:MESTRADO EM GESTÃO E POLÍTICAS AMBIENTAIS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosalva de jesus dos reis.pdf3.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.