Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/559
Título: EduConnect: uma ferramenta de apoio a aprendizagem colaborativa para dispositivos móveis em redes wi-fi direct
Título(s) alternativo(s): EduConnect: a tool to support collaborative learning for mobile devices on wi-fi direct networks
Autor(es): Luz, José Wilker Pereira
Data do documento: 2013-10-30
Editor: UEMA
Resumo: As tecnologias atuais têm evoluído para a computação ubíqua ampliando a colaboração na construção do conhecimento. O presente trabalho tem como objeto de estudo a ferramenta EduConnect, com o objetivo de demonstrar o uso da ferramenta descentralizada para dispositivos móveis, uma proposta de apoio à aprendizagem colaborativa, que utiliza as redes Wifi Direct para facilitar a transferência de informações entre alunos e professores, sem o uso de Internet. As possibilidades tecnológicas oferecidas alinham-se a mudanças no perfil dos novos aprendizes. A metodologia utilizada é uma abordagem quantitativa, com o método empírico de natureza formativa para o uso da aprendizagem colaborativa e interação em sistemas colaborativos. A ferramenta é capaz de criar uma rede sem fio MANET para conectar diferentes dispositivos (smartphones e tablets), enviar e armazenar conteúdos entre eles, sem o uso da internet e com velocidade superior à utilizada na tecnologia bluetooth.
Palavras-chave: Computação Ubíqua
Aprendizagem Colaborativa
EduConnect
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Wilker Pereira Luz_1_PDF-A.pdf8.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.