Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/556
Título: Ocorrência de Brucella abortus em trabalhadores de frigoríficos no Estado do Maranhão
Autor(es): Fernandes, Alexandra Evangelista
Palavras-chave: Brucelose Humana
Zoonoses
Doenças Ocupacionais
Maranhão
Data do documento: 19-Mar-2018
Editor: UEMA
Resumo: O objetivo do estudo foi determinar a ocorrência de Brucella abortus em trabalhadores de abatedouros frigoríficos no estado do Maranhão. Para isso, foram convidados a participarem voluntariamente 108 funcionários de cinco frigoríficos ligados diretamente à atividade de abate de bovinos. A coleta das amostras de sangue foi realizada pela punção da veia cefálica, conduzida por uma técnica de laboratório. Anteriormente à coleta, cada trabalhador respondeu a um questionário epidemiológico para estudar possíveis fatores de risco associados à brucelose nestes profissionais. O diagnóstico sorológico de triagem para detecção de anticorpos antiBrucella abortus utilizado foi o Antígeno Acidificado Tamponado (AAT), apresentando quatro amostras reagentes (3,70%/108), as quais foram submetidas simultaneamente aos testes confirmatórios Soroaglutinação Lenta em Tubos e 2-Mercaptoetanol , sendo as quatro amostras não reagentes. Dentre os fatores de risco avaliados, o “consumo de vegetais crus” apresentou significância estatística (P < 0,05) associada à brucelose. Não foram identificados resultados positivos para B. abortus nas 108 amostras de funcionários de frigoríficos abatedouros avaliados. Porém, como a brucelose é endêmica em rebanhos bovinos no estado do Maranhão e tendo em vista todo o processo de trabalho desempenhado em frigoríficos, há grandes possibilidades dessa categoria de profissionais se infectarem.
Descrição: 62 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Defesa Sanitária Animal) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2018. Orientador: Prof. Dr. Hamilton Pereira Santos.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/556
Aparece nas coleções:MESTRADO EM DEFESA SANITÁRIA ANIMAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Alexandra.pdf984.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.