Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5553| Título: | O ensino das classes gramaticais a partir do gênero notícia: uma proposta pedagógica aplicada no 9º ano do ensino fundamental na Escola Unidade Integrada Professora Josefa Agostinho Pereira em Lago da Pedra-MA |
| Título(s) alternativo(s): | Teaching grammatical classes using the news genre: a pedagogical proposal applied in the 9th grade of elementary school at the Escola Unidade Integrada Professora Josefa Agostinho Pereira in Lago da Pedra-MA. |
| Autor(es): | Nascimento, Beatriz Sousa Dutra, Daniele Cruz Silva Anacleto , Elimaene Feitosa |
| Orientador: | Barroso, Erika Vanessa Melo |
| Membro da Banca: | Reis, Ynnara Soares |
| Membro da Banca: | Bessa, Waldemberg Araujo |
| Data do documento: | 2025-03-14 |
| Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
| Resumo: | Este projeto propõe a utilização do gênero textual “notícia” como instrumento didático para o ensino contextualizado da gramática, para a promoção de uma aprendizagem mais significativa e alinhada à realidade dos educandos. Fundamentado na perspectiva dialógica da linguagem, conforme Bakhtin (2016), e nos estudos de Antunes (2014), de Marcuschi (2008) e de Bezerra (2007), adota-se como referencial metodológico a sequência didática proposta por Zabala (1998). A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza os métodos bibliográfico e de campo, visando à formação integral do aluno e à construção de uma prática pedagógica crítica, reflexiva e socialmente comprometida. Busca-se ainda, a demonstração das possibilidades de desenvolvimento do ensino da gramática por meio desse gênero escrito, na qual obtivemos resultados positivos. A proposta metodológica adotada, baseada em atividades e escritas colaborativas, pesquisa, análise linguística e revisão textual, promoveu uma aprendizagem mais contextualizada da gramática como instrumento de produção de sentidos, com base em uma proposta pedagógica direcionada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública localizada no município de Lago da Pedra – MA. Para a realização do trabalho, foram analisados qualitativamente os resultados obtidos ao longo do processo investigativo. Os dados revelam que o ensino da gramática, quando articulado aos gêneros textuais escritos, constitui um método eficaz, pois envolve diferentes processos cognitivos e linguísticos. Nesse sentido, busca-se respostas para a seguinte problemática: Como podemos contextualizar o ensino das classes gramaticais: substantivo, verbo, advérbio e pronomes a partir da produção do gênero textual notícia? Dessa forma, a utilização do gênero “notícia”, em consonância com o contexto social dos discentes, proporciona a possibilidade de um ensino e de uma aprendizagem mais significativos, podendo promover mudanças reais, a partir do uso da linguagem. |
| Resumo: | This project proposes the use of the "news" textual genre as a teaching tool for contextualized grammar teaching, promoting more meaningful learning aligned with students' realities. Based on the dialogic perspective of language, according to Bakhtin (2016), and the studies of Antunes (2014), Marcuschi (2008), and Bezerra (2007), the teaching sequence proposed by Zabala (1998) is adopted as a methodological framework. This qualitative research uses bibliographic and field methods, aiming at the comprehensive development of students and the development of a critical, reflective, and socially committed pedagogical practice. We also seek to demonstrate the possibilities for developing grammar teaching through this written genre, in which we obtained positive results. The adopted methodological approach, based on collaborative activities and writing, research, linguistic analysis, and textual review, promoted a more contextualized learning of grammar as a tool for producing meaning. This approach was based on a pedagogical approach aimed at 9th-grade students at a public school in the municipality of Lago da Pedra, Maranhão. The results obtained throughout the research process were qualitatively analyzed. The data reveal that grammar teaching, when combined with written textual genres, is an effective method, as it involves different cognitive and linguistic processes. Therefore, the aim is to answer the following question: How can we contextualize the teaching of grammatical classes: noun, verb, adverb, and pronoun, based on the production of the textual genre "news"? Thus, the use of the "news" genre, in line with the students' social context, provides the possibility of more meaningful teaching and learning, potentially fostering real changes through the use of language. |
| Palavras-chave: | Gramática Gênero Textual; contexto social Grammar textual genre social context |
| Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Lago da Pedra UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - BEATRIZ SOUSA NASCIMENTO - CURSO DE LETRAS CELP - UEMA - 2025.pdf | PDF-A | 5.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.