Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5551Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Firmino, Thiago dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-04T13:13:07Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-04 | - |
| dc.date.available | 2025-11-04T13:13:07Z | - |
| dc.date.issued | 2025-03-27 | - |
| dc.identifier.citation | Firmino, Thiago dos Santos. A relação trauma-aprendizagem em Ciranda de Pedra: um romance de formação- Monografia , Curso de Letras , 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5551 | - |
| dc.description.abstract | This study is structured around the work Ciranda de Pedra by Lygia Fagundes Telles, focusing on the character Virgínia, a young woman who undergoes various traumatic experiences throughout her journey. The analysis addresses social themes and issues, particularly concerning family structure, family breakdown, patriarchal and controlling systems, adultery, self-exclusion, identity crises, grief, and overcoming adversity. The research adopts a qualitative and bibliographic approach. Initially, it was essential to examine the novel's context in relation to the author's historical background, considering Brazil's intense political climate marked by authoritarianism and censorship. The objective was to demonstrate how Virgínia acquires knowledge through traumatic experiences, linking her trajectory to the representation of a Bildungsroman. The primary focus for achieving this goal relies on psychoanalytic theory, particularly Freud’s (1923) concepts of the ego, id, and superego. This study contributes to a deeper understanding of Telles’ work by examining the struggles of a bourgeois family in the 1940s as it collapses due to adultery, all from the perspective of Virgínia—a product of this "sin." The findings highlight the challenges faced by Virgínia and the lessons she gains from these traumatic experiences | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ciranda de Pedra | pt_BR |
| dc.subject | Romance de Formação | pt_BR |
| dc.subject | Trauma | pt_BR |
| dc.subject | aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Stone Ciranda | pt_BR |
| dc.subject | Formation Romance | pt_BR |
| dc.subject | learning | pt_BR |
| dc.title | A relação trauma-aprendizagem em Ciranda de Pedra: um romance de formação | pt_BR |
| dc.title.alternative | The trauma-learning relationship in Ciranda de Pedra: a coming-of-age novel | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.creator.ID | 1022327488342538 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1022327488342538 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Brito, Deyse Gabriely Machado | - |
| dc.contributor.advisor1ID | 3087002341430287 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3087002341430287 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Nascimento, Áurea Oliveira de Araújo | - |
| dc.contributor.referee2 | Vasconcelos, Francisca de Sousa | - |
| dc.contributor.referee2ID | 6209632097999823 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6209632097999823 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem sua estruturação na obra Ciranda de Pedra, sendo esse o objeto de estudo feito por Lygia Fagundes Telles, com o alvo em Virgínia, uma jovem que durante a sua trajetória passou por vários elementos traumáticos. A abordagem de temas e problemas sociais é, em sua maioria, a respeito da constituição da família, da desestruturação familiar, estruturas patriarcais e controladoras, adultério, a autoexclusão, crise identitária, luto e superação de situações adversas. O trabalho adota o modelo qualitativo e bibliográfico. No princípio, foi fundamental analisar o contexto da obra em relação ao contexto da escritora, visto que o país atravessara questões políticas intensas que se retificaram pelo autoritarismo e pela censura. Nisso, o objetivo consistiu em mostrar como Virginia obteve aprendizado frente a situações traumáticas, ligando-se diretamente à sua representação de um romance de formação. O principal foco para atingir o objetivo se ligou aos postulados da área da psicanálise, especialmente os de Freud (1923) e seus trabalhos sobre o ego, o id e o superego. O trabalho contribui para o aprofundamento na obra de Telles, observando-se os problemas que uma família burguesa na década de 1940 enfrenta ao se desestruturar devido a um adultério pelas perspectivas de Virginia, fruto desse pecado. As consequências dos estudos desse trabalho apontam para um entendimento das dificuldades enfrentadas por Virgínia e quais foram os ganhos de aprendizagem após esses traumas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Campus Lago da Pedra | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Linguística e Literaturas | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Lago da Pedra UEMA - Monografias | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC THIAGO DOS SANTOS FIRMINO CURSO DE LETRAS CELP UEMA 2025.pdf | PDF-A | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.