Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5540
Título: Simulacros (cosmo)políticos e onto-epistemológicos: insurgências locais na Terra indígena Rio Pindaré
Título(s) alternativo(s): Political (cosmo)simulacra and onto-epistemological: local insurgencies in the Rio Pindaré Indigenous Territory
Autor(es): Santos, Augusto Cesar Dos
Orientador: Muniz, Sergio César Corrêa Soares
Membro da Banca: Silva Júnior, Francisco Valdério Pereira da
Membro da Banca: Freitas, Flávio Luiz de Castro
Data do documento: 2025-07-14
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente monografia fundamenta-se em uma investigação empírica e teórica acerca das tensões políticas e onto-epistemológicas que subjazem formas hegemônicas de gestão socioeconômica e forças contrárias antipodais a tais formas – precisamente os projetos neoliberais e desenvolvimentistas em relação com os Tenetehara da Terra Indígena Rio Pindaré. Articulando interdisciplinarmente filosofia e antropologia, traçamos um percurso histórico-genealógico que busca mapear e analisar criticamente a constituição da Soberania moderna e o modo como os Tenetehara acabam entrando na rota da universalização da própria modernidade. Posteriormente, traçamos, a partir das obras de Hardt e Negri, um caminho para rastrear o novo locus político e econômico característico do mundo contemporâneo, analisando-o criticamente através do conceito de etnofagia que descreve os processos pelos quais as diferenças são atraídas e dissolvidas dentro de um vórtice global de dominação. Contra este processo, realizamos um último percurso nos caminhos de uma alteridade que ameaça subverter os principais pressupostos ontológicos, políticos e epistemológicos do desenvolvimentismo e neoliberalismo, desembocando nas articulações cosmopráticas dos Tenetehara da Terra Indígena Rio Pindaré que contra-efetuam a potência de um mundo outro
Resumo: La presente monografía se basa en una investigación empírica y teórica sobre las tensiones políticas y ontológico-epistemológicas que subyacen a las formas hegemónicas de gestión socioeconómica y a las fuerzas contrarias a dichas formas, concretamente los proyectos neoliberales y desarrollistas en relación con los tenetehara de la Tierra Indígena Río Pindaré. Articulando de manera interdisciplinaria la filosofía y la antropología, trazamos un recorrido histórico-genealógico que busca mapear y analizar críticamente la constitución de la soberanía moderna y la forma en que los tenetehara terminan entrando en la ruta de la universalización de la propia modernidad. Posteriormente, a partir de las obras de Hardt y Negri, trazamos un camino para rastrear el nuevo locus político y económico característico del mundo contemporáneo, analizándolo críticamente a través del concepto de etnofagia, que describe los procesos por los que las diferencias son atraídas y disueltas dentro de un vórtice global de dominación. Contra este proceso, realizamos un último recorrido por los caminos de una alteridad que amenaza con subvertir los principales supuestos ontológicos, políticos y epistemológicos del desarrollismo y el neoliberalismo, desembocando en las articulaciones cosmoprácticas de los tenetehara de la Tierra Indígena Río Pindaré, que contrarrestan el poder de un mundo otro
Palavras-chave: Terra Indígena Rio Pindaré
Desenvolvimentismo
Neoliberalismo
Cosmopráticas
Rio Pindaré Indigenous Land
Neoliberalism
Developmentalism
Cosmopractices
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Filosofia - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- AUGUSTO CESAR DOS SANTOS - CECEN FILOSOFIA LICENCIATURA UEMA 2025.pdfPDF A439.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.