Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5540| Título: | Simulacros (cosmo)políticos e onto-epistemológicos: insurgências locais na Terra indígena Rio Pindaré | 
| Título(s) alternativo(s): | Political (cosmo)simulacra and onto-epistemological: local insurgencies in the Rio Pindaré Indigenous Territory | 
| Autor(es): | Santos, Augusto Cesar Dos | 
| Orientador: | Muniz, Sergio César Corrêa Soares | 
| Membro da Banca: | Silva Júnior, Francisco Valdério Pereira da | 
| Membro da Banca: | Freitas, Flávio Luiz de Castro | 
| Data do documento: | 2025-07-14 | 
| Editor: | Universidade Estadual do Maranhão | 
| Resumo: | A presente monografia fundamenta-se em uma investigação empírica e teórica acerca das tensões políticas e onto-epistemológicas que subjazem formas hegemônicas de gestão socioeconômica e forças contrárias antipodais a tais formas – precisamente os projetos neoliberais e desenvolvimentistas em relação com os Tenetehara da Terra Indígena Rio Pindaré. Articulando interdisciplinarmente filosofia e antropologia, traçamos um percurso histórico-genealógico que busca mapear e analisar criticamente a constituição da Soberania moderna e o modo como os Tenetehara acabam entrando na rota da universalização da própria modernidade. Posteriormente, traçamos, a partir das obras de Hardt e Negri, um caminho para rastrear o novo locus político e econômico característico do mundo contemporâneo, analisando-o criticamente através do conceito de etnofagia que descreve os processos pelos quais as diferenças são atraídas e dissolvidas dentro de um vórtice global de dominação. Contra este processo, realizamos um último percurso nos caminhos de uma alteridade que ameaça subverter os principais pressupostos ontológicos, políticos e epistemológicos do desenvolvimentismo e neoliberalismo, desembocando nas articulações cosmopráticas dos Tenetehara da Terra Indígena Rio Pindaré que contra-efetuam a potência de um mundo outro | 
| Resumo: | La presente monografía se basa en una investigación empírica y teórica sobre las tensiones políticas y ontológico-epistemológicas que subyacen a las formas hegemónicas de gestión socioeconómica y a las fuerzas contrarias a dichas formas, concretamente los proyectos neoliberales y desarrollistas en relación con los tenetehara de la Tierra Indígena Río Pindaré. Articulando de manera interdisciplinaria la filosofía y la antropología, trazamos un recorrido histórico-genealógico que busca mapear y analizar críticamente la constitución de la soberanía moderna y la forma en que los tenetehara terminan entrando en la ruta de la universalización de la propia modernidad. Posteriormente, a partir de las obras de Hardt y Negri, trazamos un camino para rastrear el nuevo locus político y económico característico del mundo contemporáneo, analizándolo críticamente a través del concepto de etnofagia, que describe los procesos por los que las diferencias son atraídas y disueltas dentro de un vórtice global de dominación. Contra este proceso, realizamos un último recorrido por los caminos de una alteridad que amenaza con subvertir los principales supuestos ontológicos, políticos y epistemológicos del desarrollismo y el neoliberalismo, desembocando en las articulaciones cosmoprácticas de los tenetehara de la Tierra Indígena Río Pindaré, que contrarrestan el poder de un mundo otro | 
| Palavras-chave: | Terra Indígena Rio Pindaré Desenvolvimentismo Neoliberalismo Cosmopráticas Rio Pindaré Indigenous Land Neoliberalism Developmentalism Cosmopractices | 
| Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura  em Filosofia - CECEN - UEMA - Monografias | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC- AUGUSTO CESAR DOS SANTOS - CECEN FILOSOFIA LICENCIATURA UEMA 2025.pdf | PDF A | 439.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

