Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5531| Título: | Representação da pobreza e exclusão social na obra quarto de despejo: Diário de uma favelada de Carolina Maria de Jesus |
| Título(s) alternativo(s): | Representation of poverty and social exclusion in the work "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada" by Carolina Maria de Jesus. |
| Autor(es): | Moraes, Anita Lima de Costa, Naalanda Maria Gonçalves. |
| Orientador: | Reis, Ynnara Soares |
| Membro da Banca: | Brito, Dayse Gabriely Machado |
| Membro da Banca: | Bessa, Waldemberg Araujo |
| Data do documento: | 2025-03-24 |
| Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
| Resumo: | O objeto de estudo dessa pesquisa é analisar a representação da pobreza e da exclusão social na obra Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, da escritora Carolina Maria de Jesus. A autora da obra, uma mulher negra, pobre e moradora da favela do Canindé, em São Paulo, narra em forma de diário o seu cotidiano nos anos de 1940, mostrando às vivências de uma população historicamente marginalizada. O estudo destaca a importância social e literária da obra, que está inserida no contexto da literatura marginal e do apagamento da autoria feminina negra na tradição literária brasileira. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e bibliográfica. A análise aborda temas como o pacto autobiográfico, a memória individual e coletiva, além da linguagem usada por Carolina, que transforma sua experiência pessoal em uma denúncia social. A obra, além de ser literária, tem um forte caráter político ao mostrar as desigualdades estruturais que ainda existem na nossa sociedade. Dessa forma, ela se torna um testemunho atemporal, pois ainda mostra problemas sociais que persistem na nossa sociedade atual. A pesquisa apoiou-se em autores como, Regina Dalcastagnè (2012), Susana Castro (2019), Beatriz Sarlo (2007), Philippe Lejeune (2008), Maurice Halbwachs (1990), Jacques Le Goff (1990) |
| Resumo: | The object of this research is to analyze the representation of poverty and social exclusion in the work Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada by writer Carolina Maria de Jesus. The author, a Black woman living in poverty in the Canindé favela in São Paulo, narrates her daily life in diary form during the 1940s, revealing the experiences of a historically marginalized population. The study highlights the social and literary significance of the work, which is part of the context of marginal literature and the erasure of Black female authorship in Brazilian literary tradition. The research adopts a qualitative and bibliographic approach. The analysis addresses themes such as the autobiographical pact, individual and collective memory, as well as the language used by Carolina, which transforms her personal experience into a form of social denunciation. Beyond its literary nature, the work holds a strong political character by exposing the structural inequalities that still exist in our society. Thus, it becomes a timeless testimony, as it continues to reflect persistent social issues. This research is based on authors such as Regina Dalcastagnè (2012), Susana Castro (2019), Beatriz Sarlo (2007), Philippe Lejeune (2008), Maurice Halbwachs (1990), and Jacques Le Goff (1990). |
| Palavras-chave: | Pobreza Exclusão social Fome Autobiografia Carolina Maria de Jesus. Poverty Social exclusion Autobiography |
| Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Ciências Biologicas - Lago da Pedra UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC ANITA LIMA DE MORAES CURSO DE LETRAS CELP UEMA 2025.pdf | PDF-A | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.