Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Antonio Washington dos Santos-
dc.date.accessioned2025-10-29T12:29:40Z-
dc.date.available2025-10-28-
dc.date.available2025-10-29T12:29:40Z-
dc.date.issued2019-10-16-
dc.identifier.citationSILVA, Antonio Washington dos Santos. Conjuntos numéricos na educação básica: dos naturais aos complexos e suas aplicações matemáticas. São Luís, 2020. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais , Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2020. Disponível em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5504-
dc.description.abstractThis paper presents relevant details on numerical sets ranging from natural to imaginary numbers, showing historical parts and a dynamic context of each set. Supporting these arguments with the speech of some mathematicians about the numerical sets. The dissertation aims to investigate the organization of numerical sets and their elements, from the set theory, showing their importance in mathematics and its application in Basic Education. The sets have the elements perfectly characterized and, among them, were studied in this research the sets of Natural (N), Integer (Z), Rational (Q), Irrational (I), Real (R) and Complexes (C). Finally, a field research was carried out with students of the third year of high school of a public school in Teresina - Piauí, aiming to verify if the students of the last year of Basic Education present the knowledge of numerical sets considered essential to give Continuing mathematics learning without many disabilities, since numerical sets are one of the key prerequisites for a good understanding of math contents. The research was conducted by applying a questionnaire to the students. The answers were tabulated and analyzed from the theoretical framework and the results indicate that there are knowledge gaps that may hinder the formative path of the respondentspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurgimento dos Númerospt_BR
dc.subjectConjuntos Numéricospt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectThe Emergence of Numberspt_BR
dc.subjectNumber Setspt_BR
dc.subjectAnd Basic Educationpt_BR
dc.titleConjuntos numéricos na educação básica: dos naturais aos complexos e suas aplicações matemáticaspt_BR
dc.title.alternativeNumber sets in basic education: from natural numbers to complex numbers and their mathematical applicationspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9804068097566015pt_BR
dc.contributor.advisor1Cruz, Lélia de Oliveira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9605-4091pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4180168121472915pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Celina Amélia da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9996099047849353pt_BR
dc.contributor.referee2Cabral, Leda Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0733986725012898pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta detalhes relevantes sobre os conjuntos numéricos que vão do conjunto dos números naturais aos imaginários, mostrando partes históricas e um contexto dinâmico de cada conjunto. Fundamentando estes argumentos com a fala de alguns matemáticos sobre os conjuntos numéricos. A dissertação tem como objetivo investigar a organização dos conjuntos numéricos e seus elementos, a partir da teoria dos conjuntos, mostrando sua importância na matemática e sua aplicação na Educação Básica. Os conjuntos possuem os elementos perfeitamente caracterizados e, dentre eles, foram estudados nesta pesquisa os conjuntos dos números Naturais (N), dos Inteiros (Z), dos Racionais (Q), dos Irracionais (I), dos Reais (R) e os Complexos(C). Por fim, realizou-se uma pesquisa de campo com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Teresina – Piauí, na intenção de verificar se os estudantes do último ano da Educação Básica apresentam os conhecimentos de conjuntos numéricos considerados essenciais para dar continuidade à aprendizagem de Matemática sem muitas deficiências, visto que, os conjuntos numéricos são um dos pré-requisitos chave para o bom entendimento dos conteúdos da matemática. A pesquisa foi realizada com a aplicação de um questionário aos alunos. As respostas foram tabuladas e analisadas a partir do referencial teórico e os resultados apontam que existem lacunas de conhecimentos que poderão atrapalhar o percurso formativo dos respondentespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programBIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA-REDE BIONORTEpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇAO - ANTONIO WASHINGTON DOS SANTOS SILVA - CECEN PROFMAT UEMA 2020.pdfPDF A1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.