Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5502
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Denise Divino-
dc.creatorCosta, Kaylane Sales.-
dc.creatorSilva, Rhouberdane Lima da-
dc.date.accessioned2025-10-28T19:50:18Z-
dc.date.available2025-10-28-
dc.date.available2025-10-28T19:50:18Z-
dc.date.issued2025-03-14-
dc.identifier.citationCarvalho , Denise Divino; Costa , Kaylane Sales Costa ; Rhouberdane Lima da Silva O filme " A ilha para o ensino de genética : Uma proposta para auxiliar o aprendizado no ensino médio em Lago da Pedra- Maranhão , Monografia , Curso de Ciencias Biologicas, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5502-
dc.description.abstractThis Final Undergraduate Project proposes the use of the film “The Island” (2005) as a pedagogical resource for teaching Genetics, focusing on high school students from a public school in Lago da Pedra, Maranhão, Brazil. The research, exploratory in nature and qualitative in approach, was conducted through documentary analysis and the application of questionnaires before and after the educational intervention. The methodology included the screening of the film and classroom debates aimed at assessing the effectiveness of audiovisual media in promoting knowledge construction and the development of students’ critical thinking. The results revealed significant improvements in the understanding of genetic concepts, as well as ethical reflections on cloning, genetic manipulation, and social segregation. The study showed that cinematic narratives can foster more contextualized, critical, and meaningful learning, bridging science and students’ realities. It is concluded that cinema, when pedagogically mediated with purpose, constitutes a powerful tool for scientific literacy and the formation of citizens who are more aware and sensitive to the ethical and social dimensions of science.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectensino de genéticapt_BR
dc.subjectmetodologias ativas e aprendizagempt_BR
dc.subjecto filme a ilhapt_BR
dc.subjectensino médiopt_BR
dc.subjectthe filmpt_BR
dc.subjectteaching geneticspt_BR
dc.subjectactive methodologies and learningpt_BR
dc.subjecthigh schoolpt_BR
dc.titleO filme " A ilha para o ensino de genética : Uma proposta para auxiliar o aprendizado no ensino médio em Lago da Pedra- Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeThe film "The Island for Teaching Genetics: A Proposal to Aid Learning in High School in Lago da Pedra- Maranhão"pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Monique Helen Ribeiro-
dc.contributor.advisor1ID6769131578316885pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6769131578316885pt_BR
dc.contributor.referee1Cordeiro, Wesley Patrício Freire de Sá-
dc.contributor.referee1ID6438453245253587pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6438453245253587pt_BR
dc.contributor.referee2GOMES, Fernando Lucas da Silva-
dc.contributor.referee2ID5395264426192880pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5395264426192880pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso propõe a utilização do filme “A Ilha” (2005) como recurso pedagógico no ensino de Genética, com foco em estudantes do ensino médio de uma escola pública no município de Lago da Pedra – Maranhão. A pesquisa, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio de análise documental e aplicação de questionários antes e após a intervenção educativa. A metodologia incluiu a exibição do filme e a realização de debates em sala de aula, com o objetivo de avaliar a eficácia do recurso audiovisual na construção do conhecimento e no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Os resultados revelaram avanços significativos na compreensão dos conceitos genéticos, bem como reflexões éticas acerca da clonagem, da manipulação genética e da segregação social. O estudo evidenciou que o uso de narrativas cinematográficas pode favorecer um ensino mais contextualizado, crítico e significativo, aproximando a ciência da realidade dos estudantes. Conclui-se que o cinema, quando mediado com intencionalidade pedagógica, configura-se como uma ferramenta potente para o letramento científico e a formação de cidadãos mais conscientes e sensíveis às questões éticas e sociais da ciência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Lago da Pedrapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biologicas - Lago da Pedra UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DENISE DIVINO DE CARVALHO CIENCIAS BIOLOGICAS CELP UEMA 2025.pdfPDF-A1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.