Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5490
Título: Educação sexual: estudos e possibilidades didáticas a respeito do combate ao abuso sexual infantil na Unidade de Ensino Fundamental Sebastião Moreira Maranhão em Bacabal – MA
Autor(es): Messias, Mariana de Sousa
Orientador: Silva, Vilmar Martins da
Membro da Banca: Silva, Iriane Tassila Moreira
Membro da Banca: Souza, Marcos Antonio Fernandes Vasconcelos de
Data do documento: 2025-02-05
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente estudo discorre sobre a educação sexual e ao combate do abuso sexual infantil por meio de possibilidades didáticas no Ensino Fundamental I, na U. E. F. Sebastião Moreira Maranhão, em Bacabal – MA. Com isso, esse trabalho é bibliográfico, exploratório e descritivo, e a sua análise é de caráter qualitativo, realizado através de um questionário aberto aplicado aos educadores (Gil, 2002; Gil, 2009; Prodanov e Freitas, 2013). Diante disso, a questão norteadora do trabalho foi: de que forma as estratégias didáticas, no que concerne à educação sexual em sala de aula, podem auxiliar no combate ao abuso sexual infantil? Para que esta investigação tivesse êxito, foi produzido o seguinte objetivo geral: compreender a educação sexual como ponte para a construção de diálogos sobre o abuso sexual infantil e as possibilidades didáticas para sua prevenção, e mais especificamente: verificar a importância da educação sexual no Ensino Fundamental I, apontar as estratégias didáticas para prevenção do abuso sexual infantil e averiguar o papel da escola na precaução ao abuso sexual infantil. Como referencial teórico têm-se Flores (1994), Caminha (1994), Lima (2012), BNCC (2018), LDBEN (2017), que trazem informações sobre a importância e as possibilidades da execução a respeito da educação sexual em sala de aula, os aspectos de prevenção e as consequências do abuso sexual infantil. Diante disso, foi verificado que existe a necessidade de haver ferramentas pedagógicas para o ensino de Educação Sexual no Ensino Fundamental I e a promoção de formação para os educadores sobre a temática.
Resumo: This study discusses sexual education and the fight against child sexual abuse through didactic possibilities in Elementary School I, at U. E. F. Sebastião Moreira Maranhão, in Bacabal - MA. Therefore, this work is bibliographic, exploratory and descriptive, and its analysis is of a qualitative nature, carried out through an open questionnaire applied to educators (Gil, 2002; Gil, 2009; Prodanov and Freitas, 2013). In view of this, the guiding question of the work was: in what way can didactic strategies, with regard to sexual education in the classroom, help in the fight against child sexual abuse? For this research to be successful, the following general objective was produced: to understand sexual education as a bridge for building dialogues about child sexual abuse and the didactic possibilities for its prevention, and more specifically: to verify the importance of sexual education in Elementary School I, to point out the didactic strategies for preventing child sexual abuse and to investigate the role of the school in preventing child sexual abuse. As theoretical references, we have Flores (1994), Caminha (1994), Lima (2012), BNCC (2018), LDBEN (2017), which provide information on the importance and possibilities of implementing sexual education in the classroom, the aspects of prevention and the consequences of child sexual abuse. In view of this, it was verified that there is a need for pedagogical tools for teaching Sexual Education in Elementary School I and the promotion of training for educators on the subject.
Palavras-chave: Educação Sexual
Abuso Sexual
Ensino Fundamental I
Possibilidades didáticas
Estatuto da Criança e do Adolescente
Sex Education
Sexual Abuse
Elementary School I
Didactic possibilities
Statute of Children and Adolescents
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARIANA DE SOUSA MESSIAS - PEDAGOGIA LICENCIATURA - CESB UEMA - 2024.pdfPDF A477.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.