Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5479| Título: | Uma sequência didática experimental para o ensino de misturas homogêneas e heterogêneas |
| Título(s) alternativo(s): | An experimental didactic sequence for teaching homogeneous and heterogeneous mixtures |
| Autor(es): | Alves, Gustavo Reis Santos |
| Orientador: | Silva, Adilson Luís Pereira |
| Membro da Banca: | Dias, Vera Lucia Neves |
| Membro da Banca: | Vasconcelos, Antônio Francisco Fernandes de |
| Data do documento: | 2025-07-16 |
| Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
| Resumo: | Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto de uma sequência didática experimental e contextualizada no ensino de misturas homogêneas e heterogêneas, utilizando os Três Momentos Pedagógicos como base metodológica. A pesquisa, de caráter qualitativo e classificada como pesquisa-ação, foi realizada no Centro Educa Mais Paulo VI, envolvendo 40 alunos da 1ª série do ensino médio. O projeto foi submetido à Plataforma Brasil sob o número de CAAE 86357325.4.0000.5554, conforme parecer nº 7.413.797. A proposta buscou integrar teoria e prática por meio de atividades experimentais com materiais acessíveis e do cotidiano, promovendo uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento de habilidades investigativas e críticas. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados antes e depois da intervenção, mapas conceituais e registros de observação. A análise dos dados foi realizada utilizando a Análise Textual Discursiva. Destaque-se, como resultado do projeto, a contribuição para a melhoria na compreensão dos conceitos de misturas, além de aumento no interesse e engajamento dos estudantes no aprendizado de Química. Os principais resultados encontrados indicaram uma evolução na compreensão dos alunos sobre misturas homogêneas e heterogêneas, com um aumento no número de respostas corretas no pós-teste e maior participação nas atividades experimentais |
| Resumo: | This study aims to evaluate the impact of an experimental and contextualized didactic sequence on the teaching of homogeneous and heterogeneous mixtures, using the Three Pedagogical Moments as a methodological basis. The research, qualitative in nature and classified as action research, was conducted at Centro Educa Mais Paulo VI, involving 40 first-year high school students. The project was submitted to the Plataforma Brasil under the CAAE number 86357325.4.0000.5554, in accordance with opinion no. 7.413.797. The proposal sought to integrate theory and practice through experimental activities using accessible and everyday materials, promoting meaningful learning and the development of investigative and critical skills. Data were collected through questionnaires applied before and after the intervention, concept maps, and observation records. Data analysis was carried out using Discursive Textual Analysis. The project notably contributed to improving students’ understanding of mixture concepts, as well as increasing their interest and engagement in learning Chemistry. The main findings indicated an evolution in students' comprehension of homogeneous and heterogeneous mixtures, with an increase in the number of correct answers in the post-test and greater participation in experimental activities |
| Palavras-chave: | Misturas homogêneas e heterogêneas Sequência didática Três Momentos Pedagógicos Homogeneous and heterogeneous mixtures Didactic sequence Three Pedagogical Moments |
| Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Química - CECEN - UEMA - Artigos |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ARTIGO - GUSTAVO REIS SANTOS ALVES - QUÍMICA LIC. CECEN UEMA 2025.pdf | PDF A | 316.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.