Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5478| Título: | Percepção Crítica dos Discentes do Curso de Química Licenciatura para a Educação Inclusiva no Ensino Superior da Uema, São Luís - Ma, Brasil |
| Título(s) alternativo(s): | Critical Perception of Chemistry Students for Inclusive Education in Higher Education at Uema, São Luís - Ma, Brazil |
| Autor(es): | Silva, Gabriele Lima. |
| Orientador: | Dias , Vera Lúcia Neves |
| Membro da Banca: | Silva, Adilson Luís Pereira |
| Membro da Banca: | França , Aline Aparecida Carvalho |
| Data do documento: | 2025-07-17 |
| Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
| Resumo: | Este trabalho teve como objetivo geral avaliar o perfil dos discentes do Curso de Química Licenciatura, Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais da Universidade Estadual do Maranhão (CECEN/UEMA), acerca da inclusão de alunos com deficiência na instituição. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza descritiva, utilizando como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado aos acadêmicos do referido curso. Os dados foram organizados em gráficos e discutidos à luz da literatura científica sobre formação docente e inclusão. Os resultados revelaram que todos os participantes afirmam conhecer a expressão <aluno atípico=, o que indica certo nível de sensibilização quanto à diversidade no contexto educacional. Entretanto, apenas 23,1% dos discentes se consideraram plenamente preparados para acolher alunos com deficiência, enquanto a maioria demonstrou insegurança, apontando lacunas na formação inicial. Em relação às condições institucionais, alguns discentes acreditam que a UEMA não está preparada para atender adequadamente esse público, e muitos relatam que não saberiam como agir frente a essa realidade. As estratégias sugeridas para melhorar a inclusão envolveram principalmente a capacitação docente, a utilização de metodologias adaptadas, tecnologias assistivas e apoio individualizado. A discussão evidenciou que, apesar da existência de iniciativas como o NAU (Núcleo de Acessibilidade da UEMA), ainda há necessidade de fortalecer a formação continuada, ampliar vivências inclusivas no currículo e melhorar a infraestrutura da instituição para garantir a efetividade da inclusão no ensino superior |
| Resumo: | This work had as its general objective to evaluate the profile of students of the Chemistry Degree Course, Center for Education, Exact and Natural Sciences of the State University of Maranhão (CECEN/UEMA), regarding the inclusion of students with disabilities in the institution. The research adopted a qualitative and quantitative approach, descriptive in nature, using a questionnaire with open- and closed-ended questions administered to students in the aforementioned program. The data were organized into graphs and discussed in light of the scientific literature on teacher training and inclusion. The results revealed that all participants reported being familiar with the term "atypical student," indicating a certain level of awareness regarding diversity in the educational context. However, only 23.1% of students considered themselves fully prepared to accommodate students with disabilities, while the majority expressed uncertainty, pointing to gaps in their initial training. Regarding institutional conditions, some students believe that UEMA is not prepared to adequately serve this population, and many report that they would not know how to respond to this reality. Suggested strategies to improve inclusion primarily involved teacher training, the use of adapted methodologies, assistive technologies, and individualized support. The discussion highlighted that, despite the existence of initiatives such as NAU (UEMA Accessibility Center), there is still a need to strengthen continuing education, expand inclusive experiences in the curriculum and improve the institution's infrastructure to ensure the effectiveness of inclusion in higher education |
| Palavras-chave: | Educação Inclusiva Formação Docente Química Ensino Superior |
| Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Química - CECEN - UEMA - Artigos |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ARTIGO - GABRIELE LIMA SILVA - QUÍMICA LIC. CECEN UEMA 2025.pdf | PDF A | 587.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.