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dc.creatorNunes, Amanda Silva.-
dc.creatorSantos, Anna Beatriz Feitosa dos Santos-
dc.date.accessioned2025-10-14T19:52:11Z-
dc.date.available2025-10-14-
dc.date.available2025-10-14T19:52:11Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationNUNES, Amanda Silva; SANTOS, Anna Beatriz Feitosa. A importância do diálogo sobre relações étnico raciais no âmbito escolar no 2º período da educação infantil na escola municipal EMEF Nazaré Rodrigues em Timon-MA. 2024. 59f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5468pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5468-
dc.description.abstractConsidering that Brazil was a country that suffered for more than three centuries from slavery, racist practices are practiced daily in various environments, including schools, and this becomes a concern. In this scenario, we seek to understand the importance of ethnic-racial relations in the school environment in the 2nd period of early childhood education at the municipal school EMEF Nazaré Rodrigues in Timon-Ma. The general objective of this study was to analyze anti- racist pedagogical practices as a way of raising awareness and combating racism among students in early childhood education. In this context, the objectives of ethnic-racial relations education aim to enable the recognition of black people in Brazilian culture, based on their epistemological, artistic, cultural and other contributions as a way of expanding the world view, developing empathetic, humanized and that respect the existence of others, an education open to diversity. To this end, we built a pedagogical proposal with varied methodologies with the purpose of working on ethnic-racial relations in early childhood education, in a playful but also critical way, as a way of combating racism. The research approach was qualitative research and used field research, as well as observation in a 2nd period early childhood education class at the EMEF Nazaré Rodrigues school. Furthermore, an interview was carried out with the teacher of that class. As a result, we see that there is a need to work on racial education on a daily basis, not only in commemorative data as seen in school life, therefore we have developed a pedagogical proposal with the aim of raising awareness through the same intervention actions in early childhood education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações étnico racialpt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectEscravidãopt_BR
dc.subjectSlaverypt_BR
dc.subjectPedagógicas antirracistaspt_BR
dc.subjectAnti-racist pedagogypt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleA importância do diálogo sobre relações étnico raciais no âmbito escolar no 2º período da educação infantil na escola municipal EMEF Nazaré Rodrigues em Timon-MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Emanuella Geovana Magalhães de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6173-1355pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2709397814332686pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Nayra Raquel Pinheiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8573541811545696pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Williame Carvalho e-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8974-1619pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227887219640956pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista que o Brasil foi um país que sofreu por mais de três séculos com a escravidão, práticas racistas diariamente são vivenciadas em vários ambientes, inclusive no âmbito escolar e isso se torna uma preocupação. Neste cenário, buscou-se entender a importância das relações étnico raciais no âmbito escolar no 2o período da educação infantil na escola municipal EMEF Nazaré Rodrigues em Timon-Ma. O presente estudo teve como objetivo geral analisar práticas pedagógicas antirracistas como forma de conscientizar e combater o racismo entre alunos na educação infantil. Nesse contexto, o objetivo da educação das relações étnico-raciais visa possibilitar o reconhecimento de pessoas negras na cultura brasileira, a partir de suas contribuições epistemológicas, artísticas, culturais e outras como forma de ampliação da visão de mundo, desenvolvendo cidadãos empáticos, humanizados e que respeitam a existência dos outros, uma educação aberta as diversidades. Para tanto, construímos uma proposta pedagógica com metodologias diversificadas com o propósito de se trabalhar asrelações étnico raciais ainda na educação infantil, de maneira lúdica, mas também crítica, como forma de combater o racismo. A pesquisa teve como abordagem a pesquisa qualitativa e se utilizou de pesquisa de campo, bem como uma observação numa turma de 2o período da educação infantil na escola EMEF Nazaré Rodrigues. Além disso, foi realizado entrevista com a professora da referida turma. Como resultados, percebeu-se que existe uma necessidade de se trabalhar diariamente a educação racial não somente em datas comemorativas como é visto no convívio escolar, portanto elaboramos uma proposta pedagógica com o intuito de conscientizar por meio das mesmas ações interventivas na educação infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Timonpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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