Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5468
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nunes, Amanda Silva. | - |
dc.creator | Santos, Anna Beatriz Feitosa dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-14T19:52:11Z | - |
dc.date.available | 2025-10-14 | - |
dc.date.available | 2025-10-14T19:52:11Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-04 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Amanda Silva; SANTOS, Anna Beatriz Feitosa. A importância do diálogo sobre relações étnico raciais no âmbito escolar no 2º período da educação infantil na escola municipal EMEF Nazaré Rodrigues em Timon-MA. 2024. 59f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5468 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/5468 | - |
dc.description.abstract | Considering that Brazil was a country that suffered for more than three centuries from slavery, racist practices are practiced daily in various environments, including schools, and this becomes a concern. In this scenario, we seek to understand the importance of ethnic-racial relations in the school environment in the 2nd period of early childhood education at the municipal school EMEF Nazaré Rodrigues in Timon-Ma. The general objective of this study was to analyze anti- racist pedagogical practices as a way of raising awareness and combating racism among students in early childhood education. In this context, the objectives of ethnic-racial relations education aim to enable the recognition of black people in Brazilian culture, based on their epistemological, artistic, cultural and other contributions as a way of expanding the world view, developing empathetic, humanized and that respect the existence of others, an education open to diversity. To this end, we built a pedagogical proposal with varied methodologies with the purpose of working on ethnic-racial relations in early childhood education, in a playful but also critical way, as a way of combating racism. The research approach was qualitative research and used field research, as well as observation in a 2nd period early childhood education class at the EMEF Nazaré Rodrigues school. Furthermore, an interview was carried out with the teacher of that class. As a result, we see that there is a need to work on racial education on a daily basis, not only in commemorative data as seen in school life, therefore we have developed a pedagogical proposal with the aim of raising awareness through the same intervention actions in early childhood education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico racial | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial relations | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Racism | pt_BR |
dc.subject | Escravidão | pt_BR |
dc.subject | Slavery | pt_BR |
dc.subject | Pedagógicas antirracistas | pt_BR |
dc.subject | Anti-racist pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.title | A importância do diálogo sobre relações étnico raciais no âmbito escolar no 2º período da educação infantil na escola municipal EMEF Nazaré Rodrigues em Timon-MA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Emanuella Geovana Magalhães de | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-6173-1355 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2709397814332686 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sales, Nayra Raquel Pinheiro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8573541811545696 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Williame Carvalho e | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-8974-1619 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2227887219640956 | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo em vista que o Brasil foi um país que sofreu por mais de três séculos com a escravidão, práticas racistas diariamente são vivenciadas em vários ambientes, inclusive no âmbito escolar e isso se torna uma preocupação. Neste cenário, buscou-se entender a importância das relações étnico raciais no âmbito escolar no 2o período da educação infantil na escola municipal EMEF Nazaré Rodrigues em Timon-Ma. O presente estudo teve como objetivo geral analisar práticas pedagógicas antirracistas como forma de conscientizar e combater o racismo entre alunos na educação infantil. Nesse contexto, o objetivo da educação das relações étnico-raciais visa possibilitar o reconhecimento de pessoas negras na cultura brasileira, a partir de suas contribuições epistemológicas, artísticas, culturais e outras como forma de ampliação da visão de mundo, desenvolvendo cidadãos empáticos, humanizados e que respeitam a existência dos outros, uma educação aberta as diversidades. Para tanto, construímos uma proposta pedagógica com metodologias diversificadas com o propósito de se trabalhar asrelações étnico raciais ainda na educação infantil, de maneira lúdica, mas também crítica, como forma de combater o racismo. A pesquisa teve como abordagem a pesquisa qualitativa e se utilizou de pesquisa de campo, bem como uma observação numa turma de 2o período da educação infantil na escola EMEF Nazaré Rodrigues. Além disso, foi realizado entrevista com a professora da referida turma. Como resultados, percebeu-se que existe uma necessidade de se trabalhar diariamente a educação racial não somente em datas comemorativas como é visto no convívio escolar, portanto elaboramos uma proposta pedagógica com o intuito de conscientizar por meio das mesmas ações interventivas na educação infantil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Timon | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMANDA SILVA NUNES; ANNA BEATRIZ FEITOSA DOS SANTOS.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.